Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Campanha de Doação de Sangue

Edição n° 1255 - 29 Abril 2011

Com o lema “Muitas vidas estão correndo nas suas veias. Doe sangue.”, a Secretaria Municipal de Saúde realiza mais uma campanha de doação de sangue, prevista para o dia 14 de maio, das 8h00 às 12h00, no Centro de Referência 'Antônio Júlio da Silva Sobrinho' – CRES. 

A doação de sangue representa novos dias para muitas pessoas que precisam da transfusão para viver. Doar sangue é fácil e seguro. O material utilizado é descartável e não há risco de contrair doenças. É um gesto simples que também faz bem para o doador,  porque é muito gratificante poder ajudar alguém.

Para ser doador basta que a pessoa esteja  com boa saúde, tenha entre 18 e 65 anos e pese mais de 50 kg.  Para doar o sangue a pessoa precisa dormir bem na noite anterior, alimentar-se antes, se for doar pela manhã. Em caso de doar sangue à  tarde a pessoa deve observar um intervalo de três horas após o almoço.  A menstruação e o uso de anticoncepcionais não impedem a doação.

Não podem doar sangue: pessoas que tiveram hepatite após os 10 anos de idade; pessoas que apresentam comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis; pessoa que teve  gripe, resfriado ou diarréia nos últimos 7 dias; pessoas que tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; pessoa usuária de drogas; pessoa que tenha ferimento ainda não cicatrizado; pessoa que fez exame de endoscopia ou broncoscopia e tatuagem nos últimos 12 meses; para pessoa que fez ou faz tratamentos dentários, a doação pode ser impedida pelo período de 01 a 30 dias, conforme o caso. Mulheres  grávidas ou em período de amamentação podem doar sangue, três meses após parto normal e seis meses após cesariana. Outras condições que também podem impedir a doação serão avaliadas na triagem clínica antes da doação.

O prazo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de 60 dias para homens e de 90 dias para mulheres.  Para doadores com idade entre 60 e 65 anos, o intervalo é de 6 meses. 

Agende a data e compareça ao CRES, das  8h00 às 12h00 levando documento original de identidade com foto, dentro do prazo de validade, emitido por órgão oficial ou ainda carteira de identidade, habilitação, trabalho, conselho de classe ou certificado de reservista.