Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Obesidade infantil traz riscos para a saúde adulta

Edição nº 1679 - 14 de Junho de 2019

No Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil, a Secretaria Municipal de Saúde fez um alerta: crianças obesas têm chances de virar adultos também obesos. A consequência de obesidade na infância para a vida adulta é o aparecimento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, que podem matar, precocemente, a pessoa em sua fase adulta. 

Estudos recentes apontam que crianças acima do peso possuem 75% mais chance de serem adolescentes obesos e, adolescentes obesos, têm 89% de chance de serem adultos obesos. 

Pesquisas do Ministério da Saúde indicam que 12,9% das crianças brasileiras de 5 a 9 anos são obesas e 18,9% dos adultos estão acima do peso. Por isso, para o secretário de Saúde, Reginaldo dos Santos, além de centrar ações nos primeiros dias de vida, como o incentivo ao aleitamento materno, os pais devem se preocupar com o estímulo ao hábito saudável aliando ações de alimentação saudável e atividade física.

Pensando na prevenção da obesidade infantil, as secretarias de Educação e Saúde aderiram ao programa 'Crescer Saudável 2019-2020', um conjunto de ações a serem implementadas no âmbito do programa Saúde na Escola, com o objetivo de contribuir com a prevenção, controle e tratamento da obesidade infantil. 

Através do Crescer Saudável, Sacramento receberá através do Fundo Municipal de Saúde incentivos financeiros oriundos do Ministério da Saúde para realizar ações de vigilância nutricional, promoção da alimentação adequada e saudável, incentivo às práticas corporais e de atividade física, e ações voltadas para oferta de cuidados para as para as crianças que apresentam obesidade.