Sacramento foi o único município da macrorregional do Triângulo Sul, ligado à gerência regional de Uberaba, a receber a receber o conceito de excelência, na avaliação realizada com base no relatório circunstanciado da PPI-VS – Programação Pactuada Integrada da Vigilância em Saúde, durante o 1° semestre de 2006. “A informação foi prestada à imprensa esta semana pelo prefeito Joaquim Rosa Pinheiro. “O município de Sacramento cumpriu 95,6% das metas pactuadas, ficando em 1° lugar dentre os 27 municípios da regional em Uberaba. Destas cidades, somente nosso município recebeu o conceito 'Excelente'. Outras seis receberam o conceito 'Muito Bom', outras 15 receberam 'Bom' e, quatro, o conceito 'Regular'”, disse.
O secretário de Saúde, Reginaldo Afonso dos Santos, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, recebeu a notícia com muita alegria. “É uma boa notícia, . “ não só para o governo municipal que envida todos os esforços quanto aos investimentos nesta área, como também para todos os funcionários que neles refletem o trabalho que é realizado, sempre com seriedade e responsabilidade”, disse o secretário, afirmando que o Prefeito analisou positivamente as ações cumpridas na saúde pública.
Segundo Santos, ao longo dos anos, as metas pactuadas na PPI-VS garantiram o controle e a eliminação de doenças, além da abertura de novas frentes. “Alguns exemplos práticos desses avanços estão nos indicadores operacionais da vigilância das paralisias flácidas agudas, que contribuem para a eliminação da poliomielite e do Plano de Eliminação do Sarampo, que impulsionou a vigilância das doenças exantemáticas à eliminação desta doença. O combate dos vetores da doença de Chagas, com pesquisas domiciliares e com a utilização de inseticidas, proporcionou a virtual eliminação do principal transmissor da doença no país, o 'triatoma infestans' (espécie de barbeiro domiciliado). Além de fortalecer o planejamento local, a PPI-VS orientou uma distribuição mais justa dos recursos financeiros entre estados e municípios, tornando mais transparente a sua aplicação, facilitando a participação e o controle da sociedade”, finalizou.
O que é o PPI-VS:
A Programação Pactuada Integrada de Vigilância em Saúde (PPI-VS) são metas definidas pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde do país, que têm como ojbjetivos:
1. Diminuir os índices de morbi-mortalidade;
2. Aumentar a qualidade de vida da população;
3. Garantir o acesso da população aos serviços de saúde.
A pactuação das metas não é uma formalidade burocrática. Ela deve refletir o real interesse e compromisso com a estruturação da vigilância em saúde nos municípios e estados.