De 12 a 16 de abril, Sacramento sediou a I etapa dos JIMI Jogos do Interior de Minas, com a participação das cidades de Campos Altos, Campo Florido, Araxá, Carmo do Paranaíba, Perdizes, Tiros, Uberaba e Sacramento. Um momento de puro civismo marcou a abertura dos jogos, no Ginásio de Esportes 'Alberto Marquez Borges, o Marquezinho, com a presença de todas as delegações, autoridades constituídas do município e mais a visita do assessor especial do governador Aécio Neves, o bi-campeão mundial de futebol, Djalma Santos.
Após o desfile das delegações, a tocha olímpica chegou ao ginásio pelas mãos da atleta de vôlei, Lara Júlia de Oliveira Amorim, passando-a ao ex-atleta, Luiz Antônio Pavanelli, que acendeu a pira, marcando o espírito olímpico da competição.
O representante do subSecretário de Esportes do Estado de Minas Gerais, Antonio Carlos de Oliveira, falou em nome do governo mineiro, destacando a importância dos jogos. "O Minas Olímpica JIMI, nessa 22ª edição, confirma o rigor de um evento esportivo que merece todos os aplausos. É preciso sempre aperfeiçoar na obrigação das práticas esportivas entre estudantes, amadores ou profissionais, por isso parabenizamos todos que estão envolvido na realização desta etapa dos jogos em Sacramento".
Seguiram-se os discursos de saudação do secretário Municipal de Esportes, Marcos dos Santos Pires; do presidente da Câmara, Bruno Scalon Cordeiro; do ex-secretário de Esportes de Minas, Marcos Montes Cordeiro e do prefeito Joaquim Rosa Pinheiro, que após dar as boas vindas aos atletas, abriu oficialmente os jogos, entregando a cada representante das cidades um troféu de participação.
A Comissão Organizadora dos JIMI premiou, ao final, as melhores delegações em desfile. Em 3º lugar, as cidades de Perdizes e Tiros; em 2º lugar, Carmo do Paranaíba, e em 1º lugar a delegação de Campos Altos. A delegação sacramentana teve uma participação criticada, com alguns atletas desfilando sem compostura.