Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramentanos conversam com Secretário de Estado da Educação

A professora da EE Tancredo de Almeida Neves, Augusta de Souza Furtado;, o presidente do Sind-UTE – Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação, Carlos Henrique de Oliveira; os vereadores, José Carlos Basso De Santi Vieira (Fofão) e Luiz Constantino Bizinoto; o vice-prefeito e presidente do PSDB local, Pedro Teodoro Rodrigues de Rezende e o presidente do PMDB, Wesley De Santi Melo, Baguá, estiveram em Belo Horizonte, na última terça-feira, 5, para uma audiência com a secretária de estado da Educação, Vanessa Guimarães.

Na pauta, manifestar à secretária a inviabilidade da municipalização da EE Tancredo Neves, conforme intenção do atual prefeito, prefeito Joaquim Rosa Pinheiro.

O grupo foi acompanhado dos deputados, Toninho Andrade, 1º Secretário da Assembléia Legislativa, majoritário em Sacramento na última eleição, para deputado federal, deputado estadual recém eleito, Chico Uejo.

Satisfeito, o presidente do Sind-UTE, Carlos Henrique informou que estiveram durante meia hora com a secretária. “Fomos muito bem recebidos pela secretária, informando-nos que não há ainda nenhum parecer. O pedido está sendo analisado, assim como analisará as considerações e pedidos feitos pela comunidade contra a municipalização, e entregues pela comissão”, disse.

Segundo a secretária, 55% das escolas de Minas, até a quarta série são municipais e 45% estaduais; até a 8ª série é o inverso. “A profa. Vanessa nos informou também que há processos de cidade pedindo a reversão, a reestadualização, e que o Estado está acatando esses pedido e as escolas voltando para o Estado”, informou o presidente, que se confessa satisfeito com a resposta da Secretária Estadual.

“No final, a Secretária voltou a dizer que tudo dependerá de uma análise de ambas as partes para ver a viabilidade, mas não declinou prazo para isso”, afirma Oliveira.