Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Rotary mostra preocupação ecológica

O governador Johannes Kasbergen ressaltou as quatro propostas que o Rotary Internacional tem para este ano rotário. “Nossa visita tem também um caráter de troca de informações sobre os trabalhos feitos pelo Distrito para atingir as metas propostas rotárias deste ano, centradas em quatro trabalhos: alfabetização, saúde, combate á fome e miséria e recursos hídricos. “As três primeiras são metas que já vêm sendo trabalhadas há algum tempo, mas a questão dos recursos hídricos é devido à grande necessidade de enfatizar esse assunto. A água potável está começando a faltar no mundo, é preciso que o mundo se volte para a conservação e utilização racional dos recursos hídricos”, explicou Johannes, informando que a campanha Pólio Plus, que visa a erradicação da paralisia infantil em todo o mundo, ainda continua. “A campanha continua, porque em três países ainda não foi totalmente eliminada a poliomielite, mas o resto do mundo está livre dessa doença, graças à contribuição dos rotarianos na aquisição das vacinas”, afirma.

A coordenadora distrital, Maria de Lourdes Kasbergen, falando do lema deste ano rotário, 'Mostremos o Caminho', disse que as quatro propostas serão alcançadas com a educação. “A melhoria da qualidade de vida do mundo inteiro, centradas nos recursos hídricos, fome, pobreza e miséria, saúde e alfabetização, só serão alcançadas com investimentos na educação. Uma pessoa bem educada vai cuidar melhor de saúde, vai estar preparada para um bom emprego que representa o fim da miséria e vai ter consciência da necessidade de preservação dos recursos hídricos. Para tudo isso, há a Fundação Rotária, que promove a possibilidade de projetos em todo o mundo e que dependem apenas do rotarianos desenvolverem, porque ela entra com o dinheiro”, disse.

Johannes e Maria de Lourdes destacaram também a necessidade e importância da ampliação do número de rotarianos em todo distrito 4770, composto por 83 clubes, dos quais já visitaram cerca de 50 clubes, nos estados de Mato Grosso do Sul Goiás e Minas Gerais. “Visitamos os clubes mais distantes e agora estamos mais perto de casa, visitando os clubes mais próximos”, afirmam.

Novos rotarianos

Durante sua estada, Johannes e Maria de Lourdes Leão Kasbergen reuniram-se com a diretoria do Rotary e Casa da Amizade, respectivamente, fizeram várias visitas à cidade e, à noite, em reunião festiva na sede do Rotary, onde Johannes proferiu palestra, participaram da posse dos novos membros do Rotary e Casa da Amizade: Luiz Magnabosco e Joana Araújo Magnabosco, Élvio Santana e Vânia Beatriz Silva Santana, Eurípedes Ferreira e Maria Helena Ferreira, Regina dos Santos e Nilda Recidive Borges. A reunião encerrou com o tradicional jantar de confraternização.