Logo após a publicação do Decreto Municipal nº 145 de 29 de abril, que autoriza a abertura de academias, bares, lanchonetes e igrejas, o reitor da Basílica, Pe Ricardo Alexandre Fidelis expediu comunicado, informando que, antes de acatar o exposto no decreto municipal, aguardará autorização da arquidiocese.
“A Paróquia Basílica do Ssmo. Sacramento sabe da gravidade do momento causada pela pandemia. Como pároco, acredito que a flexibilização do isolamento social, no que se refere às Igrejas, proporcionada pelo decreto municipal nº 145, de 29/4, é sinal de esperança. Sei que muitos anseiam pela normalidade do serviço religioso, tão necessário sobretudo nesses tempos. Sou ciente das exigências do poder público e recomendações sanitárias, porém aguardo autorização do Sr. Arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto para tomar providências quanto à questão das Celebrações com a presença de fiéis. Assim que for possível faremos o comunicado oficial sobre a questão”, informou o pároco, acrescentando que, na próxima semana, o atendimento no escritório paroquial voltará nos horários normais e a Basílica permanecerá aberta durante o dia como era de costume.
Padre Antônio Carlos Santos, pároco da paróquia de Nossa Senhora da Abadia, também aguardará decisão da Arquidiocese, conforme informações ao ET na manhã dessa quinta-feira 1º, por telefone.