Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Santuário Nacional recebe Romaria do Terço dos Homens

Edição nº 1663 - 22 de Fevereiro de 2019

Mais uma vez, uma das principais e maiores romarias do Santuário Nacional de Na. Sra. Aparecida, reuniu quase 80 mil devotos na capital mariana do país, para a 11ª Romaria do Terço dos Homens, aberta na tarde da última sexta-feira 15, com uma missa presidida por Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, seguida de uma procissão até o porto de Itaguaçu, local do achado da imagenzinha milagrosa de Nossa Senhora, no dia 12 de outubro de 1717. O encontro prosseguiu com uma vigília durante toda a noite até o início da missa campal na praça do papa Bento XVI, na manhã de Sábado.

Faixas, cartazes, camisetas personalizadas e terços nas mãos, caracterizavam os milhares de romeiros dos estados de norte a sul do país, que se concentraram na grande praça para a principal missa presidida pelo arcebispo de Juiz de Fora (MG), dom Gil Antônio Moreira e concelebrada por vários sacerdotes. No início da concelebração os 78 mil devotos, em uníssono, entoaram o hino do movimento, mostrando a força dos homens que rezam e rogam pela intercessão da Mãe Aparecida, por suas famílias e pela caminhada pessoal na fé, num momento de grande emoção. De Sacramento, sete integrantes representaram a cidade que hoje soma mais de 300 cadastrados nas duas paróquias. 

Em sua homilia, refletindo o tema da Romaria deste ano, ‘Terço dos Homens: não basta rezar, é preciso agir’, Dom Gil afirmou que na oração o homem aprende a agir e ser amor na vida do próximo. “Podemos dizer também que não basta agir, tem que rezar. Nós agimos primeiramente pela nossa palavra. Quando você reza com fé, você está com o seu exemplo atraindo outros homens. Mas também é preciso ir atrás daqueles que não vêm, daqueles que estão desanimados, daqueles que foram para outros caminhos, é preciso chamá-los. Essa é uma ação, temos que agir. Quem começa a rezar, depois aprende a agir... é que Deus vai trabalhando, vai ensinando a praticar o amor”. 

A romaria prosseguiu na parte da tarde, com uma reflexão sobre o tema deste ano, ‘Terço dos Homens: não basta rezar, é preciso agir’, encerrando com a recitação solene do Santo Terço, no Altar Central do Santuário Nacional, presidida pelo reitor do Santuário, Pe. Eduardo Catalfo, seguida da Consagração dos Homens a Nossa Senhora Aparecida. 

Falando ao ET, o presidente do grupo Terço dos Homens, em Sacramento, Gilmar