Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Redentoristas perdem dois missionários

Edição nº 1668 - 29 de Março de 2019

Dois  missionários redentoristas morreram nos últimos dois dias. Na noite do dia 26, Pe. Daniel Benedicto Tamassia 83, que há muitos anos atuava na Província de Goiás, e, na madrugada dessa quarta 27, o Pe. Tadeu Pawlk 81, da vice-província da Bahia. 

Padre Daniel Tamassia nasceu em Piracaia (SP), em 10/07/1935. A vida religiosa teve início no Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP) Foi ordenado padre na igreja de Santa Terezinha, em Tietê (SP), em janeiro de 1961. Criou com Dom José Carlos de Oliveira (Dom Carlinhos), bispo emérito de Rubiataba, a novena Natal em Família.  

Depois de percorrer várias casas e paróquias redentoristas, incluindo Sacramento, nos anos 70, em 2012, voltou para Goiás, passando a residir na paróquia de Trindade, e nos últimos anos vivia entre cuidados médicos e visitas de amigos que cultivou nos tempos de sua intensa atividade missionária. Padre Daniel foi sepultado em Trindade após a missa de corpo presente, celebra às 16h dessa quarta-feira 27.

O polonês Padre Tadeu Pawlk chegou ao Brasil em 1976 com outros missionários vindos da Polônia. Conforme a comunidade redentorista, em todos esses anos, foi um incansável missionário, que trabalhou   na cidade de Bom Jesus da Lapa (BA), onde ficou muito conhecido pelo suporte dado às famílias vítimas da grande enchente no ano de 1979. Trabalhou na pregação das Santas Missões e em outras frentes apostólicas da Vice Província da Bahia. Foi fundador de muitas comunidades, associações, grupos e movimentos de base.

Padre Tadeu morreu em  Salvador (BA), enquanto dormia, na Comunidade Santo Afonso, vítima de infarto. Seu corpo foi transladado para Bom Jesus da Lapa, onde foi velado e sepultado nessa quinta-feira (28) após a missa celebrada às 16h.  velório e missa de corpo presente. 

 

(Fonte: A12/Padre Inácio Medeiros/Redação ET).