A paróquia Basílica celebrou pela primeira vez na cidade, a Festa de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro que leva o seu nome, na tarde do último sábado 16, com terço, missa, procissão e bênção da cura presididas pelo pároco, Pe. Alexandre Fidelis. Apesar da chuva que seguiu por todo o dia, inúmeros devotos participaram da celebração.
As aparições de Nossa Senhora de Lourdes começaram no dia 11 de fevereiro de 1858, quando Santa Bernadette Soubirous, camponesa com 14 anos, foi questionada por sua mãe, pois afirmava ter visto uma "dama" na gruta de Massabielle, cerca de uma milha da cidade, enquanto ela estava recolhendo lenha com a irmã e uma amiga. A data da primeira aparição, 11 de fevereiro, marca o dia da santa.
Na sua homilia, o pároco disse que “Nossa Senhora de Lourdes trouxe uma mensagem de oração, conversão e um chamado de fidelidade a Jesus” e conclamou, “Que nós sejamos cada vez mais semelhantes a seu filho Jesus, porque ele cura as nossas enfermidades, não só as enfermidades do corpo, mas sobretudo porque ele cura as enfermidades da nossa alma e nos renova interiormente. E Nossa Senhora de Lourdes é a padroeira mundial dos enfermos, justamente por isso, porque ela quer nos indicar que pelo seu patrocínio materno, Jesus pode e quer vir ao encontro de cada um de nós, trazer a cura interior e se for da sua vontade, a cura também das enfermidades físicas”.
Padre Ricardo finalizou pedindo bênçãos aos moradores do bairro e toda Sacramento. “Que Nossa Senhora de Lourdes abençoe a todos que moram neste bairro e a todos os sacramentanos e que neste dia em que estamos celebrando a sua festa, ela receba o nosso louvor e faça com que as bênçãos de Deus caiam sobre nós, como esta abundante chuva que ora está nos banhando”.