Missões Redentoristas chegam à cidade no bicentenário da cidade para celebrar no município as santas missões. A boa nova foi dada ao ET pelo pároco, Pe. Ricardo Fidelis nessa terça-feira 26. “Tendo em vista que no próximo ano celebraremos os 200 anos de Sacramento e a história desta cidade é marca da pela fé, pela presença da Igreja desde a sua origem, levando em consideração também que os Missionários Redentoristas tiveram presença marcante na história da paróquia e da cidade, achei por bem convidá-los para pregar as Santas Missões em nossa paróquia”, anunciou.
Para confirmar a vinda dos missionários, esteve em Sacramento neste início de semana, Pe. Denis Francisco, que se reuniu com o pároco e representantes de todas as pastorais e movimentos leigos da paróquia basílica. “Nessa segunda-feira 25, realizamos uma reunião com todos os membros coordenadores de pastorais, movimentos, associações, religiosas, leigas consagradas, Conselho Pastoral Paroquial e a presença de três missionários, que nos apresentou todas as fases das Missões. A partir de agora, durante todo este ano, realizaremos os preparativos indispensáveis, para que no primeiro semestre do próximo ano, as Santas Missões sejam realizadas já às vésperas do bicentenário da nossa cidade”, informou Pe. Ricardo, manifestando sua alegria e conclamando a comunidade para tão grande celebração.
“- É com grande alegria que oficializamos este grande evento, que já foi realizado na cidade de Sacramento, pela última vez, no início da década de 90. E agora, teremos a alegria e honra de ter entre nós, os missionários redentoristas conduzindo as Santas Missões. E, que todo o povo de Sacramento, de modo especial da paróquia Basílica seja beneficiado por estas Santas Missões, reavivando a fé, o testemunho e o compromisso cristão, para que nos próximos, 100, 200 anos também sejam marcados pela presença de pessoas que professam a fé e manifestam o seu amor ao Senhor Jesus Cristo e a sua pertença, a Igreja”.
Pe. Denis fala dos preparativos para as Santas Missões
O missionário redentorista, padre Denis Francisco Rosa Oliveira, em entrevista ao ET, explicou as fases para a realização das Missões. “O pedido do pároco foi o primeiro passo para que as Santas Missões Redentoristas aconteçam, ao mesmo tempo em que o povo que tem uma fé católica tradicional celebra os 200 anos da cidade. Padre Ricardo deseja que esse povo esteja vivendo esta festa com o ensejo das santas missões, que na minha humilde opinião é um presente para a fé desse povo”, afirma.
De acordo com Pe. Denis, detalhando as fases, no próximo mês de maio, dois missionários redentoristas estarão na cidade visitando todas as comunidades. No início do próximo ano, nos meses de janeiro e fevereiro, irmãs missionárias chegarão para dar início ao trabalho das Santa Missões.
“Para este momento virá o coordenador geral das missões, que fará reuniões e uma missa campal apresentando o tema, “Encontro com Cristo que gera conversão”. Em seguida, as irmãs missionárias formarão grupos de missões para atender todas as famílias católicas e não católicas que desejam a graça de Deus entrando em suas casas para a oração bíblica. São grupos de reflexão preparando o povo para as missões.
A partir de abril, teremos uma capacitação para todos os agentes missionários, que dirigirão os grupos de reflexão bíblica”, explica, destacando a terceira fase, que consiste na presença dos Missionários.
“A terceira fase é um tempo forte, que é a atuação dos redentoristas nas comunidades, agendada para o mês de maio ou junho, porque para isso, as famílias têm que estar preparadas para as Santas Missões. Esta preparação será feita pelos coordenadores dos grupos e animada pelo padre coordenador e pelas irmãs missionárias”.
Lembrando o lema das Santas Missões, “Unidos em Cristo, com Maria, para viver e crescer em comunidade!”, Pe. Denis destaca um dos objetivos das missões: “Queremos formar uma Igreja em saída nesta paróquia, uma igreja missionária, onde todos possam participar. Costumo dizer que nas Santas Missões Redentoristas, gente pequena tem seu espaço, assim como gente grande. Há momentos especiais para crianças, adolescentes, jovens e adultos, enfim momentos especiais para todo mundo. Assim, com a bênção de Santo Afonso e da Mãe do Patrocínio, queremos que nossa cidade, este povo que tem tanto amor pelos redentoristas, possa viver este tempo forte da graça de Deus com as Santas Missões”.
Padre Denis finaliza, chamando todos a serem propagadores das Missões. “Desde já, seja você meu irmão, minha irmã, um propagador das Santas Missões que acontecerão aqui no primeiro semestre do ano que vem. Deus abençoes a todos vocês”.