O Grupo Espírita Esperança e Caridade realizou no último final de semana, de 18 a 20, no Centro Esportivo e Cultural Tomás Novelino, da Escola Eurípedes Barsanulfo, o 59º Encontro de Evangelização de Espíritos, com a presença de centenas de pessoas da cidade e de várias partes do Brasil. O tema abordado este ano é o título do livro, lançado durante o evento pela presidenta do Grupo Espírita, Alzira Bessa França Amui (foto), 'É tempo de amar'.
Falando sobre o tema, a escritora Alzira disse que o enfoque primordial do encontro foi a Educação do Espírito. “Temas importantes foram abordados: A importância da Famíla, tendo em vista, o lar como fonte primeira de educação; a estruturação da Personalidade; a importância do estímulo na vida do Espírito a caminho do bem; o caminho que nos leva a Deus e o corpo como vaso sublime do Espírito. Esses temas foram abordados por amigos e palestrantes que dividiram conosco esse assunto, da mais alta importância”, destacou.
O encontro prosseguiu no sábado à noite, com a apresentação de um teatro abordando o tema, que a todos encantou. O livro de Alzira 'É tempo de amar', soma-se à sua vasta bibliografia, que completa com este lançamento uma série de 24 livros, todos lançados pela editora Esperança e Caridade.
Capacidade de fazer mudanças
Rosemary Gonçalves Teixeira, de Betim (MG), participou do encontro ao lado da filha, Larissa. Ambas realizam trabalho voluntário na Casa São Francisco de Assis, e gentilmente, falaram ao ET. “Há mais de cinco anos sempre estive presente nos encontros de janeiro e julho. Venho aqui com muito prazer certa de me enriquecer, de poder levar para nossa casa espírita em Betim as mensagens de Alzira, que nos servem muito para somar ao trabalho que lá realizamos, atendimento às pessoas e evangelização de crianças”, avaliou Rose.
Larissa 18, prestes a iniciar os estudos superiores, há dois anos tem vindo também aos encontros. “Gosto muito dos encontros de Sacramento, porque contribuem tanto para o trabalho que realizamos na Casa São Francisco de Assis, quanto para nossa evolução como ser humano”, afirmou, destacando que o encontro serve também como uma forma de repreensão.
“O encontro serve também para mim como 'um puxão de orelha'. A gente como que acorda para as responsabilidades espíritas, como um ser diferente que temos de ser em meio a outras pessoas. Ele nos fortalece para empreender mudanças no mundo, nos dá essa capacidade”. 'Especialmente, sendo jovem como você' – emendou o repórter. Com um sorriso lindo, Larissa respondeu: “A gente tenta...”
35 encontros - A Profa. Rosilea da Costa Borges, que iniciou sua base como profissional do ensino da Escola Eurípedes Barsanulfo, reconhece, em entrevista ao ET, que é um privilégio poder participar do encontro pela 35ª vez, junto a outros visitantes de todo o Brasil
“Temos esse privilégio de morar em Sacramento e poder participar desses encontros ao lado de tantos visitantes. Este ano, o livro da Da. Alzira, 'É tempo de amar' é o tema do encontro, que vem nos fazer um chamamento sobre o porquê desta reencarnação, de estarmos aqui, nos reunirmos, progredirmos... Porque só o amor pode fazer essa evolução através da caridade, da fé e da esperança”, reflete, entendendo que se trata de um aprimoramento.
“- Estamos aprimorando os sentimentos, despertando nossos pensamentos para a luz maior que é Jesus e Eurípedes, que vem nos trazer esse legado da metodologia do amor, aplicado aqui na escola, onde formei minha base como educadora”.
É tempo de amar
‘É tempo de amar' é mais um trabalho que está sendo entregue aos irmãos, responsáveis por esta hora que se aproxima. Auxiliados por Jesus, todos nós, espíritos milenares, temos sido esclarecidos e amparados para que possamos contribuir com o tempo de regeneração e progresso. O caminho é o mesmo iluminado pela verdade e pelo amor de Jesus. O livro, É tempo de amar, alimentará todos de alegria. Sua lição convida-nos a alegrar com o bem, renovando e transformando nossos pensamentos, ampliando a força dos sentimentos que transitam em nossa intimidade. Ao entrar em contato com as lições contidas nas páginas desse manancial, verá que o caminho que ele nos convida a percorrer já nos é conhecido. No entanto, muitos se perderam nas curvas e nos atalhos que foram sendo criados ao longo da caminhada. É importante perceber que o bem só será construído quando aprendermos a amar verdadeiramente. O amor é o caminho que nos aproxima do irmão, por isso, será necessário perceber que só a indulgência poderá nos tornar melhores. Que as lições contidas nessas páginas, tragam luz aos pensamentos. Chegou a hora de sairmos das sombras dos sentimentos mórbidos que vem há séculos, atrofiando a capacidade de sentir, perceber para compreender a dor do irmão. Lembre-se que as dores são reflexos dos pensamentos e dos sentimentos em desalinho com a Lei de Deus. É preciso aprender a olhar para o próximo como irmão de ontem e de hoje. Que a leitura desse manancial possa ampliar os filtros da consciência, a fim de que tornem mais vibrátil, ampliando a ressonância vibratória dos diversos níveis que a compõe. Para que o Espírito seja feliz é preciso aprender a amar.