Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Dom Messias é o novo bispo da diocese de Teófilo Otoni

Edição nº 1663 - 22 de Fevereiro de 2019

Em sua homilia, Dom Messias comentou que está entrando na História da Igreja de Teófilo Otoni e que irá fazer um pastoreio com sua presença, mas com as marcas de Cristo. Ele disse aos presentes que lotaram a Catedral, que não vem sozinho, mas enviado por Deus, acompanhado pela sua história “vivida na família, no seminário, na minha diocese de origem e na Diocese de Uruaçu. É chegado o momento de iniciar a minha nova missão aqui nesta já amada diocese de Teófilo Otoni. Sei que esta é uma cidade de pedras preciosas. Aqui existe uma pedra mais preciosa que está para além daquelas procuradas pelos garimpeiros e mercadores. Penso que cheguei no campo onde tem um precioso tesouro escondido. Jesus, a pedra fundamental da Igreja está aqui no nosso meio. Vamos descobri-Lo. Jesus disse que quando alguém descobre que num campo tem um tesouro, faz todo o esforço possível para adquirir esse campo. A Diocese de Teófilo Otoni é o campo da minha missão no qual preciso descobrir e investir todo o meu amor”.

 

“O seminário em Sacramento...

Mineiro de Passos, Dom Messias dos Reis Silveira nasceu em 25 de dezembro de 1958 em Passos, onde permaneceu até os 17 anos. “Aos 20 anos, no dia 11 de fevereiro de 1978, dia de Na. Sra. de Loudes, o jovem Messias ingressou no Seminário do Santíssimo Redentor, em Sacramento, para cursar a 6ª série (hoje 7º ano). “Aquele foi uma dia que marcou a minha história. Viajei um dia inteiro para chegar a Sacramento. Eu era muito tímido, mas dentro de mim existia algo que me impulsionava e por isso fui vencendo a timidez. Ali fiquei até a conclusão do ensino médio. O seminário em Sacramento foi uma etapa muito bonita de minha vida. Depois fui transferido para Campinas – SP, onde cursei Filosofia na PUCCAMP”, relata.

 Em meados de 1986, Messias decidiu interromper os estudos para retomá-los dois anos depois, no Seminário da Diocese de Guaxupé, sua diocese de origem. “Fui morar no Seminário Maria Imaculada, em Brodowski – SP, onde estudavam os seminaristas da Diocese. A luz vocacional estava novamente acesa e rasgava a escuridão do meu caminho. Cursei Teologia no CEARP (Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto) pela diocese de Guaxupé. Ali fiquei quatro anos”, recorda, ordenando-se em 1992.

Prestes a completar 15 anos de vida sacerdotal, Pe. Messias foi nomeado bispo da diocese de Uruaçu (GO) pelo papa Bento XVI, em 2007. E, agora, 11 anos depois, assume a diocese de Teófilo Otoni.

Longa vida a Dom Messias!