Criada em 1820, por decreto imperial do Rei Dom João VI, a Paróquia de Santo Antônio e São Sebastião de Uberaba, também conhecida como Igreja Matriz de Uberaba, hoje Catedral Metropolitana, comemorarão no dia 2 de março de 2020 os seus 200 anos de criação.
Para celebrar a data, a Catedral criou um novo brasão. A base do brasão é composta por um escudo sobreposto sob a cruz arquiepiscopal, representada pelas duas hastes, fazendo alusão à Arquidiocese e ao Arcebispo Metropolitano. O escudo é dividido em três cores: o lado amarelo, faz alusão a Santo Antônio e tem a Bíblia aberta que remete ao grande feito do santo português: pregador da Palavra de Deus, além do lírio, sinal da pureza e castidade. O lado vermelho remete à cor litúrgica do mártir São Sebastião, e as flechas fazem memória ao martírio sofrido.
Um espaço em bordô recorda a cor predominante do Sagrado Coração de Jesus, patrono da Arquidiocese de Uberaba, além da própria representação da figura do Sagrado Coração.
Em cada lado do escudo temos a presença de seis estrelas, totalizando 12 estrelas, que remetem à figura de Maria e dos dois santuários marianos da cidade de Uberaba que ficam um em cada lado da Catedral de Uberaba: o santuário da Medalha Milagrosa e o de Nossa Senhora D’Abadia.
A faixa dourada que em suas pontas contém duas datas, fazendo alusão à criação da Paróquia de Santo Antônio e São Sebastião, em 2 de março de 1820, e a transferência do título de Catedral do Sagrado Coração de Jesus decretado em 20 de maio de 1926.
(PASCOM Catedral / Equipe dos 200 anos)