Vinte e um Missionários Redentoristas completam neste ano o seu jubileu de vida religiosa. No último domingo 28, parte desse grupo esteve reunida no Santuário Nacional de Aparecida para celebrar o dom de sua vocação. A missa no Altar Central do Santuário Nacional, às 18h, reuniu dezenas de padres e irmãos, e ainda familiares e amigos dos jubilares. Também estavam presentes um grande número de religiosos que estavam em Aparecida para participar do Congresso Missionário Redentorista, que teve início na segunda-feria 29 e encerra nesta sexta-feira 2.
Juntos, os jubilares, padres e irmãos com 25, 40, 50, 55, 65 e 70 anos de vida religiosa, somam 305 anos de evangelização e serviços, seguindo o carisma deixado por Afonso de Ligório.
Entre os jubilares estão alguns bem conhecidos dos sacramentanos, como os padres Vinícius Ponciano e Francisco de Assis Miguel, que passaram por Sacramento e comemoram jubileu de prata, 25 anos; o Pe. José Marques Dias (Pe. Marques) que comemora 55 de vida religiosa e o filho da terra, Pe. Luiz Carlos de Oliveira que celebra os 50 anos de vida redentorista.
Os demais jubilares são: Irmão Estanislau (Manuel Pereira dos Santos) (70 anos);
padres Geraldo Camilo de Carvalho, Jaime Van Woensel e Gabriel Hofstede (65 anos);
padres José Ulysses da Silva e Ronoaldo Pelaquin e os irmãos Paulo Sebastião Brasil e Albino da Silva Valente (55 anos); padre Domingos Sávio da Silva e os irmãos José Maria Kirchmayer e Clemente (Waldermar Úrsula) (50 anos); padre José Roberto Pereira dos Santos (Coutinho) e irmão Geremias Schappo (40 anos); padres Ademir Bernadelli e 25 anos, os irmãos Walter de Souza da Conceição, João Carlos Mendonça e José Mauro Maciel.
“É momento de agradecermos o passado e nos projetarmos para o futuro.”
Padre Luiz Carlos de Oliveira (foto), que esteve em Sacramento no dia 27, falou rapidamente ao ET sobre o Jubileu de Ouro de sua profissão religiosa. “A data mesmo é 2 de fevereiro, mas comemoramos no domingo com outros irmãos e, é um momento muito importante para cada um de nós. Um momento de nos lembramos que nos entregamos para Deus e assumirmos melhor essa opção. É momento de agradecermos o passado e nos projetarmos para o futuro”, disse.
O missionário redentorista, Pe. Luiz Carlos de Oliveira, ingressou no seminário do Santíssimo Redentor em Sacramento em 26 de fevereiro de 1959. “Éramos 15 meninos que começamos com Pe. Antonio. Fiquei o primeiro ano aqui, no ano seguinte o grupo aumentou para 28 seminaristas e eu fui para Aparecida, onde fiz todo o trajeto de minha formação”, lembrou.