Um missa celebrada nessa quinta-feira 2, marcou a posse do novo pároco da Basílica do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria, Pe. Ricardo Alexandre Fidelis, do clero arquidiocesano de Uberaba, que assume a paróquia no lugar de Pe. Jaime Ribeiro, transferido para Ponte Alta.
Em entrevista ao ET, questionado sobre o trabalho a ser implementado em Sacramento, Pe. Ricardo volta à sua infância para responder. “Lembro-me bem, ainda criança, que minha avó me levava para missa e eu olhava para o padre no altar e dizia: 'Eu quero ser padre'. E esse desejo me acompanha ao longo de meus 42 anos de vida, descontando aí os primeiros anos, mas eu venho para Sacramento para ser padre, antes de qualquer outra coisa, para servir como padre. Espero ser acolhido como padre. Tudo o que eu fizer, cada decisão que tomar, atitude ou ação pastoral, ou até mesmo ajudar Sacramento, não só na paróquia, será como padre”, respondeu.
Sobre a forma de exercer o seu sacerdócio na cidade, Pe. Ricardo afirmou: “Tudo o que a Igreja pede e espera de mim como sacerdote é o que quero fazer. Quero ser padre, com todo peso que tem este título que é dado ao sacerdote, a paternidade espiritual e quero exercê-la de modo a colaborar no sentido religioso, na salvação de todos, na evangelização, mas também no sentido social, na promoção da vida, da dignidade humana, enfim toda a contribuição que posso dar, a partir dessa minha vocação, minha consagração e dessa paternidade espiritual que sou chamado a exercer em nome da Igreja”.
Antes da posse, logo após sua nomeação o sacerdote já esteve na cidade algumas vezes para conversar com Pe. Jaime Ribeiro, que estava deixando a paróquia. “Fui muito bem recebido por padre Jaime, que me apresentou a paróquia, a diversidade de trabalhos que existe. Já é a terceira vez que venho a Sacramento, de modo discreto, e devo voltar ainda mais uma vez antes da posse”.
Perguntado sobre alguma possível mudança ao assumir seu paroquiato, respondeu que, a princípio vai dar continuidade aos trabalhos iniciados por Pe. Jaime. “Não é hora de fazer mudanças, seria até irresponsável de minha parte fazer isto. Pretendo seguir o calendário paroquial como está, claro, que uma ou outra adaptação será necessária, mas vou dar continuidade. Não venho para substituir, mas para continuar um trabalho, até porque temos que ter sempre presente que na nossa vida e ação pastoral, a figura principal e essencial é Cristo, n'Ele está a centralidade e aqui, temos que ressaltar, o Santíssimo Sacramento”.
Ainda referindo-se ao seu trabalho na nova paróquia, Pe. Ricardo salienta que o ministério sacerdotal não é do padre, mas de Cristo. “Nós passamos, trocas são uma dinâmica na Igreja, que favorecem o crescimento da vida paroquial e pastoral, então não há substituição, mas uma continuidade do exercício de um ministério sacerdotal, que na verdade é de Cristo, não é nosso. Nós estamos aqui como instrumentos, então nada muda. Depois, logicamente com o passar do tempo, vamos avaliar, rever questões e procurar melhorar aquilo que for necessário e possível, mas valorizando tudo que vem sendo feito pela comunidade”.
Trabalho do pároco será intenso
O tamanho do município, quase 3 mil Km² de área, mais de 3 mil propriedades rurais, a maior parte delas fazendo parte da Paróquia do Santíssimo Sacramento, incluindo a Igreja Mãe do Desemboque, vai exigir muito trabalho do novo pároco, especialmente a princípio por não poder contar com um vigário coadjutor, ou paroquial. Mas isso não o assusta, conforme frisou na entrevista.
“- Embora não conte com um vigário paroquial, vamos ter um sacerdote colaborador. Portanto, não estarei sozinho. Em primeiro lugar, a graça de Deus estará comigo. Fazer tudo sem contar coma graça de Deus é impossível, mas também terei colaboradores: em primeiro lugar, os próprios leigos da comunidade paroquial junto com as três congregações religiosas que temos aqui, o que já é uma grande colaboração e vem de encontro ao que a Igreja vem pedindo, que é o protagonismo dos leigos e estamos no Ano do Laicado”, lembrou.
Adiantou, entretanto, o pároco que, a partir do dia 18 de agosto a Paróquia do Santíssimo Sacramento vai ganhar um colaborador. “O diácono Luiz Carlos, já conhecido da paróquia como primeiro regente do Coral da Basílica, será ordenado sacerdote no próximo 18 de agosto. E já está confirmado que ele vai iniciar seu trabalho paroquial em Sacramento, além de um padre que virá para a celebração nas comunidades. Ele não será vigário paroquial como já tivemos aqui, mas virá alguns dias na semana para atender a zona rural, na celebração da Santa Missa”, explica, garantindo, entretanto, que quer conhecer todas as comunidades rurais.
“- Em breve quero percorrer este amplo território da paróquia, conhecer as comunidades, aos poucos, sem precipitação nem correria, conhecer seus membros para melhor servir”.
Que seja bem-vindo com a graça de Deus e as bênçãos de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento!
Quem é Pe. Ricardo Fidelis
O novo pároco da Paróquia Basílica do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria, Pe. Ricardo Alexandre Fidelis, vem de Ponte Alta, distrito de Uberaba. Natural de Teófilo Otoni, ainda criança veio para a região, fixando-se com a família na pequena cidade de Santa Juliana, cidade de origem de seus pais e onde fez os primeiros estudos.
“Na época, meu pai que é mestre de obras, trabalhava em Carlos Chagas e nasci, então em Teofilo Otoni e, fui criado por dois mestres, meu pai e uma professora, que é a mãe. Uma família de origem rural, muito simples.
Na juventude, sempre alimentando o desejo de ser padre, fiz acompanhamento vocacional, inclusive com os Redentoristas, no Seminário do Santíssimo Redentor, aqui em Sacramento, mas acabei ingressando na Congregação dos Religiosos Terciários Capuchinhos, e com eles permaneci cinco anos.
Fui um religioso, fiz noviciado na Colômbia, onde fiquei dois anos, mas depois dos cinco anos de vida religiosa vi que a minha vocação era o sacerdócio, padre diocesano para trabalhar nas paróquias. E como já havia cursado Filosofia, ingressei no seminário São José, na arquidiocese de Uberaba, onde cursei Teologia e em 2001, fui ordenado sacerdote, pelo então arcebispo, Dom Aloísio Roque Hopperman”, resume.
Ordenando, padre Ricardo assumiu a primeira paroquia, a do Santíssimo Sacramento, em Uberaba, onde trabalho por um ano, como vigário paroquial, sendo então transferido como pároco, para a cidade do Prata.
“- Fiquei na cidade do Prata quatro anos e meio, quando fui então surpreendido pelo arcebispo dom Roque, para assumir a Reitoria do Santuário da Medalha Milagrosa e a Coordenação Arquidiocesana de Pastoral. Permaneci quase dez anos como reitor do Santuário e como coordenador de pastoral por seis anos”.
Deixando o Santuário da Medalha, padre Ricardo partiu para um novo trabalho, assumiu a Paróquia de São José Operário, em Ponte Alta, como administrador Paroquial. “Foi meio provisório, mas o tempo necessário, porque era e continuo sendo presidente da Legião de Assistência Cristã, mantenedora da instituição beneficente, que é a Casa do Menino. E por um tempo, pedi a dom Paulo, um trabalho pastoral que me permitisse acompanhar a instituição. E, há um mês, fui surpreendido pelo convite de dom Paulo, para assumir a Paróquia Basílica do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria”.
Finalizando, Pe. Ricardo se confessa feliz com a nova missão. “Este é o padre Ricardo, alguém disposto a servir, a trabalhar junto com a comunidade. E venho com humildade para somar, dando continuidade ao trabalho dos antecessores, que foram, todos eles, excelentes párocos e cada um, a seu modo, soube contribuir com a paróquia e a cidade de Sacramento”.
Comunidade acolhe Pe. Ricardo
Padre Ricardo Alexandre Fidelis tomou posse como pároco da Basílica do Ssmo. Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria, durante missa presidida pelo arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto e concelebrada por 20 sacerdotes e diáconos da Arquidiocese, além de um grande número de fiéis da cidade, de Ponte Alta, do Prata e de Uberaba, entre eles os pais e familiares do novo pároco. A concelebração na Basílica do Santíssimo Sacramento, na noite dessa quinta-feira 2 contou também com a presença de várias autoridades, entre elas o prefeito Wesley De Santi de Melo acompanhado da primeira dama, Maria Tereza Abrate de Melo, e os ex-prefeitos, José Alberto Bernardes Borges e Bruno Scalon Cordeiro.
No início da celebração, padre Saulo Emílio de Moraes fez a leitura da provisão, que prevê a permanência de padre Ricardo por seis anos na paróquia e do documento da nomeação. Após a proclamação do Evangelho, feita pelo novo pároco, dom Paulo destacou:
“- Padre Jaime, que tomou posse em Ponte Alta, deixou Sacramento de coração aberto, tranquilo, com a certeza do dever cumprido. Ele deixou a sua marca com várias obras, em especial, a grande transformação da Rádio Sacramento e sua migração de AM para FM”, lembrou, afirmando ao novo pároco:
“- Essa marca de Pe. Jaime tem que continuar, Pe. Ricardo, e sua experiência à frente do Santuário da Medalha Milagrosa lhe dá uma potencialidade muito grande para o mesmo trabalho acontecer na Basílica do Santíssimo Sacramento, que tem Maria como protetora”, ressaltou, destacando a importância da Rádio Sacramento, que pertence à Paróquia, como veículo de evangelização.
Esta comunidade o abraça...
Após a homilia, Pe. Ricardo Fidelis fez a sua profissão de fé e, após o juramento de fidelidade à Igreja, recebeu de dom Paulo as chaves da Igreja e do Sacrário. Finda a celebração, Pe. Ricardo recebeu as mensagens de acolhida do Conselho Pastoral Paroquial (CPP) representando toda comunidade católica, através da paroquiana, Rosângela Nogueira:
“- Pe. Ricardo, sinta-se acolhido e seguro no exercício do ministério sacerdotal, ainda que se depare diariamente com diversos tipos de dificuldades a superar. Instigado em sua vocação missionária, o senhor, como sacerdote, aceitou assumir os desafios desta nova comunidade que o abraça e meio que tateando nos primeiros tempos sabemos que a vai conquistar e sendo por ela conquistado”.
O prefeito Wesley De Santi de Melo, em nome da cidade disse que aquela data ficará gravada. “Este 2 de agosto de 2018 ficará gravado em nossa memória, porque hoje se apresenta nosso novo pastor, Pe. Ricardo, representante de Cristo, que nos conduzirá ao caminho das bem aventuranças. Dom Paulo, sinto-me honrado e agradecido, em nome dos sacramentanos, pela condução de padre Ricardo ao nosso convívio. Que Nossa Senhora do Patrocínio do Ssmo Sacramento, nossa Padroeira, derrame suas bênçãos sobre todos nós. Sacramento o recebe de braços abertos, Pe. Ricardo”.
Com palavras carinhosas de boas-vindas, o ex-prefeito e paroquiano, Bruno Scalon Cordeiro, deixou ao novo pároco uma bonita mensagem.