Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Espíritas comemoram nascimento de Eurípedes

Edição nº 1620 - 27 de Abril de 2018

O dia 1º de maio assinala também outra importante data para o calendário histórico da cidade. Comemora-se o aniversário de nascimento do médium espírita e professor, Eurípedes Barsanulfo, que nasceu no dia 1º maio de 1880, portanto há 138 anos. 

A comemoração, no Colégio Allan Kardec, inicia neste sábado 28, às 20h, com a abertura do seminário, “O Evangelho é a esperança”, prosseguindo com a seguinte programação: dia 29, às 9h, Evangelho; 10h, culto nas mangueiras e, às 20h, noite festiva com homenagens a Eurípedes, preparadas pelo Grupo Espírita Paz e Harmonia, de Belo Horizonte. Na segunda-feira 30, das 9 às 12h, Seminário “O Evangelho é a esperança” e, às 20h, palestra proferida pelo presidente da Federação Espírita Brasileira - FEB, Jorge Godinho Barreto Nery, e, na terça-feira 1º, o dia que marca o seu nascimento, às 7h, a tradicional Hora da Saudade; às 14h, culto aos caravaneiros e 20h, palestra. 

Falando ao ET sobre o 1º de Maio e a programação preparada pelo Centro Espírita Esperança e Caridade, Alzira Amui destacou a presença inédita de um presidente em exercício da FEB em Sacramento. 

“- Teremos quatro dias de atividades no Colégio Allan Kardec, a partir do sábado 28, encerrando no dia 1º. Estamos felizes por mais essa comemoração, mas, sobretudo, porque essa é a primeira vez que um presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB), em exercício, vem a Sacramento. O brigadeiro Jorge Godinho estará conosco para falar sobre  o Evangelho ligado a Eurípedes e, para nós,  isso é motivo de honra”, reconhece. 

Para Alzira, o dia 1º de Maio é uma data de muitas alegrias, com um momento diferente e especial na Hora da Saudade, na manhã do dia 1º, conforme adiantou. “A Hora da Saudade deste ano será um pouco diferente. Teremos apresentação das crianças da Escola Eurípedes Barsanulfo e, em seguida, teremos o Momento da Saúde com as ilustres presenças de Cleber Novelino, do Prof. Simão Pedro, Prof. Evandro Martins, além da presença do presidente da FEB, Jorge Godinho”. 

 

2018 é o ano do centenário de morte de Eurípedes 

Em 1º de novembro último, o Grupo Espírita Esperança e Caridade abriu, oficialmente, as comemorações do centenário de morte de Eurípedes Barsanulfo, que culminarão no dia 1º de novembro próximo. 

Desde então, a cada mês vêm sendo realizadas atividades e apresentações alusivas ao centenário, preparadas por grupos espíritas de outras cidades. Entre as presenças, já estiveram em Sacramento, Reinaldo Milluzi, de Itapecerica da Serra;  Stefano Renato Raymundo, juiz de direito de  Uberaba; Noan Martins, de Uberlândia que falou sobre a pedagogia de Eurípedes. 

“Com isso, vemos que quanto mais vamos avançando no contexto da educação, mais percebemos a grandiosidade dessa 'pedagogia do amor', que hoje está tão em moda”, observa Alzira, com grandes expectativas para a grande festa do 1º de novembro próximo.

“- Estamos esperançosos com o 1º de novembro pelo tema que queremos  trazer, para que as pessoas sintam a necessidade de conhecer Jesus de forma diferente e vivenciar os seus ensinamentos. E vamos culminar também todos os nosso projetos, além do lançamento de um livro escrito a várias mãos”. 

Eurípedes Barsanulfo morreu vítima da gripe influenza, na época denominada 'gripe espanhola', no dia 1º de maio de 1918.