Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cidade lembra os 100 anos de Eurípedes

Edição nº 1647 - 01 de Novembro de 2018

Ao longo desses 100 anos, a figura de Eurípedes Barsanulfo permanece viva na cidade, preservada pela família espírita, através do Colégio Allan Kardec e os cultos ali realizados, do Lar de Eurípedes, uma das primeiras casas de abrigo para meninas na cidade, fundada por Corina Novelino, o tradicional  culto na Chácara Triângulo (Leia-se Heigorina Cunha), a Escola Eurípedes Barsanulfo, dentre outras entidades espíritas com seus cultos e obras diversas, palestras, encontros e seminários realizados anualmente, reunindo milhões de seguidores de todo o país. 

A comunidade espírita do Colégio Allan Kardec iniciou as comemoração do centenário de morte do Prof. Eurípedes Barsanulfo há um ano, em 1º de novembro de 2017, e várias atividades e eventos foram realizadas mensalmente durante todo o ano, até a culminância desse ano jubilar, cujos eventos começaram nessa quarta-feira 31 e seguem até o domingo 4.

Nessa quarta-feira 31, às 19h, aconteceu a abertura da Feira Pedagógica, na Escola Eurípedes Barsanulfo, abordando o tema, “Respeito, base para a construção de um futuro melhor”, seguida da tradicional Hora da Saudade, no Colégio Allan Kadec, às 7h da manhã do dia 1º de novembro, data que marca a sua morte, vítima da gripe espanhola. 

No mesmo dia, à noite, às 18h30, no Salão Nobre Dr. Paulo da Graça Lima, no Paço Municipal, sede da Câmara Municipal, lançamento do livro, 'Perfil Parlamentar de Eurípedes Barsanulpho', organizado pelo Prof. Carlos Poggeti, de Franca, sobre as atas lavradas por Eurípedes Barsanulfo na Câmara Municipal de Sacramento, entre 1905 até o fim de sua legislatura, em 1911. Logo após, na praça Ângela Berlato, inauguração pelo prefeito Wesley De Santi de Melo do Monumento em honra a Eurípedes Barsanulfo, seguida de um Musical com canções de Roberto Carlos, na Escola Eurípedes Barsanulfo.

 As atividades prosseguem na sexta-feira 2, das 9h às 16h, com o Seminário de Educação do Espírito, no Colégio Allan Kardec e, à noite,  às 20h, palestra com Arthur Valadares. 

No dia seguinte, sábado, a partir das 9h, na Escola Eurípedes Barsanulfo, Workshops até às 15h, abordando quatro temas para públicos e alvos distintos: A arte como recurso de educação do espírito; Educação pela natureza; Aprender fazendo e, Um olhar para a casa espírita. E, às 20h, no Colégio Allan Kardec, lançamento do livro, “100 anos de saudade”. 

O encerramento do ano jubilar dedicado ao centenário de morte de Eurípedes Barsanulfo acontece na manhã de domingo 4, às 9h, com o Culto ao Evangelho, no Colégio Allan Kardec.

 

“São 100 anos de saudade, mas uma saudade de memória viva que transforma e renova”

De acordo com Alzira Bessa França Amui, presidente da Fundação Lar de Eurípedes e do Grupo Espírita Esperança e Caridade, a data é memorável para Sacramento. “É uma grande alegria poder representar um trabalho da mais alta envergadura, que é o trabalho de educação do Prof. Eurípedes Barsanulfo, que morreu em 1918, deixando um grande legado de vivencia e experiência no campo da educação com a Pedagogia do Amor, que o Brasil ainda não conhece”. 

“Eurípedes, segundo as palavras de Divaldo Pereira Franco, 'é o espirito que Jesus convidou para trazer a educação do espírito para o Brasil'. Então, vejo que o professor Eurípedes tem trabalhado muito com sua equipe, trazendo para nós um outro modelo de educação na construção de um pensamento dentro dos valores”, afirma Alzira, destacando baluartes na preservação do trabalho do médium e professor. 

“São 100 anos de trabalho com o apoio de pessoas que foram os expoentes, como Corina Novelino, que segundo as palavras de Dr. Tomás, 'foi a candeia que não deixou a chama de Eurípedes apagar'. O Colégio Allan Kardec hoje com a sua proposta de educação do espírito tem sido conhecida não só no Brasil, mas no mundo”, ressalta, informando que está participando, juntamente com Ricardo Melo, que faz a 'Pílula do Evangelho', de um congresso online, alcançando 42 países.

De acordo com Alzira, os livros têm alcançado todos os estados. “O primeiro livro psicografado por mim e pela Corina Novelino, 'Eurípedes,  o espírito e o compromisso' está sendo traduzido para o  inglês  em Washington e isso é fruto do trabalho de Eurípedes”.

Alzira destaca ainda a contribuição da Escola Eurípedes Barsanulfo pelo trabalho com a pedagogia do Amor, de Eurípedes Barsanulfo. “A escola, que é conhecida nacionalmente pela sua metodologia e os encontros realizados dentro da Evangelização de Espíritos, tem trazido a Sacramento, pessoas de todos os estados e isso nos mostra que é o trabalho desse ilustre filho de Sacramento, cuja memória é tão viva, e que se transforma numa memória  de trabalho e não de saudade. E vejo que neste percurso de 100 anos, podemos destacar várias pessoas que tiveram grandes papéis nessa tarefa, junto à educação e à fidelidade de tudo aquilo que Eurípedes veio nos ensinar sobre o Evangelho de Jesus”, destaca, agradecendo todas as pessoas e educadores da escola.

 Finalizando, Alzira ressalta sua alegria, motivada pela presença de muitos amigos que encontrou durante essas festividades de comemoração dos 100 anos de morte de Eurípedes. 

“Nessa data de 100 anos de sua morte, vejo que o nosso compromisso de trabalho ligado a Eurípedes nos tem trazido muitas alegrias, porque encontramos muitos amigos e conhecemos através deles novas perspectivas de trabalho num momento em que o Planeta Terra passa por tantas dores e dificuldades e a mensagem de Eurípedes é sempre de esperança e de confiança, porque quem está no leme desse trabalho, na governança do nosso planeta ainda é Jesus”, afirma, sentindo-se feliz e agradecida por estar à frente do Grupo Espírita Esperança e Caridade há 30 anos pelos 43 anos como voluntária da Escola Eurípedes Barsanulfo.

 

“- Um canteiro de obras, onde a semente foi muito bem plantada e hoje temos uma grande florescência e vemos o fruto do trabalho. São 100 anos de saudade, mas uma saudade de memória viva que transforma e renova, por isso agradeço a Jesus por fazer parte desse trabalho”.   


“Respeito, base para a construção de um futuro melhor” é  tema de Feira Pedagógica

Francine França Amui (foto), diretora da Escola Eurípedes Barsanulfo  explica que o tema 'Respeito, base para a construção de um futuro melhor' foi trabalhado dentro do projeto pedagógico, durante todo o ano. “Nós entendemos que se não trabalharmos o respeito, não teremos um futuro diferente do que estamos vivendo hoje”. 

Segundo a diretora, o tema foi trabalhado em quatro blocos: O respeito à natureza, respeito à família, respeito à escola e respeito à pátria. “ Em cada bloco, com uma temática específica, foram  propostas vivências dentro dos conteúdos para que as crianças não ficassem só na teoria, mas vivenciassem de fato as ações propostas. E a feira é o resultado do trabalho desenvolvido com esse objetivo, de termos uma geração de cidadãos com um outro olhar, porque se não houver respeito não há amor, que é a máxima que Jesus nos ensinou”.

 O envolvimento para a construção da feira, informa mais a diretora, começou com os alunos do Berçário I, passando pelo maternal, 1º e 2º períodos da educação infantil e o ensino fundamental. “A Feira Pedagógica, que conta também com uma homenagem ao cantor Roberto Carlos, serve como vitrine de nosso trabalho aqui realizado, e está aberta para conhecimento dos pais, colaboradores e visitantes, como uma prestação de contas de nosso trabalho à sociedade, e que inclui também os projetos mantidos pela escola: o Florescer do Tempo Integral, Sementes de Esperança, ligada ao Esporte e a Casa da Música”. 

O Coral Corina Novelino, que se apresentou na noite do dia 1º cantando Roberto Carlos, é dirigido pelos professores, Guilherme Cassabian e Camila Rocha junto com os demais professores da Casa da Música. 

 

“Foi um trabalho onde os alunos puderam conhecer a história de Roberto Carlos e perceber que ele é uma referência dentro do nosso projeto pedagógico, que aborda o respeito. Roberto Carlos é um cantor que sempre teve muito respeito pela criança, pela mulher, pelas divindades, pela pátria. Ao pesquisarmos entre os cantores, percebemos que Roberto representaria muito bem a nossa proposta. E as nossas crianças estão cantando Roberto Carlos lindamente!”, finalizou. 

 

100 anos de uma história de exemplos

“São 100 anos de uma história de exemplos, serviços, dedicação, que vão além de Sacramento”

Para o prefeito Wesley De Santi de Melo (foto), este centenário tem que ficar registrado nos anais da terra natal de Eurípedes. “São 100 anos de desenlace que não podem passar em branco. São 100 anos de uma história de exemplos, serviços, dedicação, que vão além de Sacramento,  por isso, a homenagem de sua cidade natal  será um monumento na praça Ângela Berlatto”, reconheceu, informando que a Prefeitura contribuiu também com edição de um livro sobre o mandato de Eurípedes como vereador. 

“Além disso, Sacramento se integra a essas festividades, através de parte do patrocínio do livro, 'Perfil Parlamentar de Eurípedes Barsanulpho', do Prof. Carlos Pogetti, sobre as atas lavradas por Eurípedes Barsanulfo na Câmara Municipal de Sacramento, quando fez parte do poder Legislativo, no início do século passado. Graças à aprovação da Câmara Municipal, pudemos contribuir com R$ 20 mil para a publicação do livro, que faz parte também dessas comemorações tão importantes de Eurípedes, que é, reconhecidamente um dos maiores líderes espiritas no mundo. É uma homenagem simples, mas feita de coração, por tudo o que ele representou e representa pra Sacramento”, exaltou.

 De acordo com o prefeito, logo após a inauguração do monumento serão inauguradas outras duas obras de se governo, a nova iluminação com lâmpadas de led da praça Ângela Berlato e a pavimentação do passeio da rua José Reis, junto ao muro esquerdo do Cemitério São Francisco de Assis, concluindo assim a pavimentação completa do passeio em torno do logradouro. “Por motivos técnicos, tivemos também que diminuir o diâmetro da rotatória onde foi construído o monumento a Eurípedes, que impossibilitava grandes carretas  de fazer o seu contorno.

 

Elismar fala sobre monumento a Eurípedes

O escultor e artista plástico Elismar Moura, autor da efigie de Eurípedes, fala de sua satisfação de ser incumbido de tão importante homenagem. “Fico feliz demais por poder participar dessa homenagem a Eurípedes Barsanulfo, personagem notório, reconhecido em todo o pais, motivo pelo qual Sacramento recebe milhares de visitantes o ano inteiro. E que agora recebe essa homenagem da cidade, um monumento nessa praça que ficou muito bonita”.

Para Elismar, o nome de Sacramento diante do monumento, motivo de crítica pelas redes sociais, nada desmerece o logradouro. “Realmente é um pouco atípico, mas o fato de o nome estar aqui vai levar o nome da cidade Brasil a fora, quando fotografarem o monumento”, ressalta, justificando a efigie e não um busto de Eurípedes Barsanulfo. 

“- Já existe um busto de Eurípedes na cidade, na entrada do colégio que ele construiu. Bustos existem também em várias outras cidades, por essa razão, buscamos  fazer algo algo mais personalizado de  Sacramento, a  efigie, que será a primeira de Eurípedes Barsanulfo. Fizemos uma pesquisa criteriosa e essa é a primeira efígie dessa importante personalidade”, justificou.