Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Associação das Folias de Reis realiza eleição da diretoria neste sábado

Edição nº 1611 - 23 de Fevereiro de 2018

A Associação Santuário de Reis de Sacramento realiza, neste sábado 25,  eleição da nova diretoria para o biênio 2018/2020. A chapa única inscrita, encabeçada por João Pereira dos Reis, concorre à eleição, que acontece no próximo sábado, 25 de fevereiro a partir das 12h, na rua Angelina Bernadelli, 1128, no  bairro Maria Rosa.

A Associação Santuário de Reis (ASR) de Sacramento foi criada em 10 de fevereiro de 1992, para, dentre outros objetivos, promover a divulgação e preservação da devoção aos Reis Magos, através das Folias de Reis. Compete também à associação a administração do patrimônio do ASR na rua Cinco, nº 568, no bairro Paulo Cervato II, onde os devotos, esperam um dia erguer uma capela em louvor aos Três Reis Santos. Conforme o artigo 8º do Estatuto, a Associação é formada por membros efetivos (todos os foliões das Folias de Reis de Sacramento), honorários, beneméritos e contribuintes.

O saudoso Jair Ferreira Cândido, idealizador do Santuário foi o primeiro presidente com os membros Luiz Constantino Bizinoto (vice-presidente – falecido ), Antonio Claret Scalon (Polaco) e Aristonides Amâncio de Melo (secretários), Wilson De Fáveri (falecido)  e Ildeu Felício do Amaral eram os tesoureiros.  

Após o falecimento de Jair Ferreira Cândido em 1999, Polaco foi eleito presidente em 2000 e, desde então, reeleito para os mandatos seguintes, completando este ano 18 anos como presidente.

 Hoje, com a saúde debilitada, Polaco que se revelou um grande devoto dos Santos Reis, espera realizar a 30ª festa para depois passar ao novo presidente. Segundo ele, quando iniciou os festejos de Santos Reis, prometeu trabalhar pela festa por 30 anos. Polaco que tem todo o apoio, da esposa Valéria Schiffini, se emociona e chora ao tentar falar da festa, mas sabe que tem quem o apoie e quem o sucederá no cargo. E esses, certamente, vão dar continuidade à tão bela manifestação de fé iniciada, no final dos anos 1980, com apresentações de folias de Reis na Casa da Cultura e se tornou o grande Encontro Regional realizado anualmente no terceiro domingo de maio.