Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Papa Francisco canoniza os dois pastorinhos de Fátima

Edição nº 1571 - 19 de Maio de 2017

O Papa Francisco canonizou, no sábado 13, os pastorinhos de Fátima, Jacinta e Francisco, em missa celebrada na cidade portuguesa para milhares de pessoas. Com a canonização, Francisco e Jacinta, se tornaram os mais jovens santos da Igreja Católica na história.

O Papa Francisco leu a fórmula canônica que inscreve os dois no registro dos santos católicos em frente ao santuário que lembra as aparições de Nossa Senhora iniciadas no dia 13 de maio de 1917, as quais foram presenciadas também pela prima deles, Lucia. As aparições da Virgem Maria em 1917, reconhecidas pela Igreja Católica oficialmente em 1930.Os dois pastorinhos foram beatificados pelo então papa João Paulo II, em 13 de maio de 2000, e a canonização precisava ainda da comprovação de um milagre, fato que ocorreu em 23 de março deste ano.

O milagre dos pastorinhos ocorreu no menino brasileiro, Lucas Baptista, que foi "milagrosamente" curado após uma queda de 6,5 metros de altura, em 2013. O paranaense teve duas paradas cardíacas e uma grande perda de massa encefálica. O menino não tem nenhum tipo de lesão por conta do grave acidente. Os pais e o menino Lucas estavam presentes na missa celebrada por Francisco em Fátima.  Francisco morreu, em 1919, aos 10 anos, e Jacinta, em 1920, aos nove. Já Lucia se tornou freira e viveu até 2005, aos 97 anos, mas seu processo de beatificação ainda está na fase diocesana. 

Nossa Senhora de Fátima teria aparecido em seis ocasiões, entre maio e outubro de 1917, aos dois irmãos e a sua prima Lúcia, a quem revelou três “segredos” que a Igreja Católica considerou como proféticos da história do século 20. 

Veja crônica do Prof. Gil Barreto Ribeiro, na página 2.