Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Padre Jaime assume paróquia Basílica

Edição nº 1561 - 10 de Março de 2017

Padre Jaime Ribeiro da Silva é o novo pároco da Paróquia Basílica do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria, empossado nessa quarta-feira 8 em missa solene de posse presidida pelo arcebispo metropolitano de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, e concelebrada por vários sacerdotes convidados, dentre eles, o vigário da Basílica, Pe. Vanildo Massaro Brito e Pe. Antônio Carlos Santos, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Abadia, com os ritos de posse realizados durante a celebração: compromisso, profissão, entrega das chaves... 

Na homilia, Dom Paulo agradeceu o profícuo trabalho realizado pelo pároco sainte, Pe. Sérgio Márcio de Oliveira. “Queremos agradecê-lo, porque no tempo que ele passou aqui, ganhamos a única basílica do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, graças a um grande trabalho, envolvimento e esforço na procura dos caminhos para a elevação da matriz a Basílica e   também pela  reforma implementada. Por tudo isso queremos agradecê-lo pelo trabalho realizado com a ajuda de tantas pessoas”.

 Referindo-se às leituras do dia, em que aparece a figura de Jonas como um sinal, disse que “Pe. Jaime Ribeiro deve também ser a presença de um sinal, sinal de vida, sinal de graça, sinal de pastoreio. E dando-lhe essa posse, pedimos que seja como Jonas, um sinal de Deus nessa comunidade e que se coloque a seu serviço. E é justamente essa a primeira missão de um padre. Tenha coração de pastor, sendo capaz de acolher a todos.”, disse lembrando que padre Jaime foi ordenado em Sacramento há 18 anos, depois de um período de diaconato. “Você já conhece um pouco desta realidade paroquial  e sabe que está vindo para uma paróquia de uma espiritualidade muito grande, de um povo participativo...”.

Dom Paulo pediu à comunidade um bom acolhimento como tem sido com todos os padres que chegam e diante da presença do prefeito Wesley De Santi de Melo e do vice, Osmar Trevisan Júnior, o arcebispo pediu unidade, união entre os poderes constiuídos e as paróquias.segmentos. “A realização do padre, primeiro, deve ser dele  próprio, de sua abertura em acolher a todos e, segundo,  da comunidade, que deve caminhar junto com o padre, dialogar, colocar as dificuldades em comum,  fazer com que o padre se sinta feliz”, aconselhou.

 

Comunidade dá boas-vindas

No final da celebração, momentos de agradecimento pelo trabalho de Pe. Jaime Ribeiro na Paróquia de Santo Antônio. “Durante sete anos tivemos a alegria de contar com nosso querido padre Jaime Ribeiro à frente de nossa paróquia. Homem de muita honestidade, de ótimo relacionamento com as pessoas, transparente, de muita fé, carismático, de muito trabalho, e de um jeito muito simples em seus ensinamentos e de acolher e zelar pela Casa Comum... agradeceu o paroquiano Celso Maria, de Planura, recomendando: “Acolham-no, cuidem dele, estejam junto com ele como se fosse um membro de sua família, pois cada um de vocês é responsável pelo padre e pela sua caminhada de fé na paróquia”.

As mensagens de acolhida, foram proferidas por Pe. Elcimar Benedito da Silva, pároco  da Igreja de São Sebastião, em Araxá, representando as paróquias da Região Pastoral de Araxá. “É com alegria que o recebemos na região Araxá. Seja muito bem-vindo. e digo: vem caminhar conosco, meu irmão, para ser sinal de comunhão e unidade, para ser mensageiro da paz...”

O prefeito Wesley De Sant de Melo, em nome do povo sacramentano, destacou na sua mensagem: “Sentimo-nos honrados por tê-lo entre nós, mesmo porque já sabemos do seu compromisso com o povo de Deus, por isso, essa celebração eucarística em ação de graças tem uma conotação tão especial. Em nome do povo dessa terra, damos-lhe as boas-vindas, desejando sucesso e que seja feliz na condução deste novo pastoreio, e desde já deixo abertas as portas do poder Executivo para um trabalho em parceria”. 

Em nome do CPP, a mensagem lida por Rosangela Nogueira, foi por um trabalho conjunto: “A partir de agora, o senhor é membro de cada família, compartilhará conosco todos os sofrimentos e alegrias, cuidará de nós como o pastor cuida e conhece cada ovelha. Que o senhor seja sinal de Deus inserido sacramentalmente nessa missão apostólica e missionária e que nos ajude a entender o sentido da nossa vida e da nossa história. (...)”. A saudação foi seguida da canção, “Vem, vem morar em Sacramento”. 

 

Não tenhas medo! 

O novo pároco agradeceu a Deus, à Arquidiocese de Uberaba, religiosos, e às mensagens recebidas de Planura, Regional Araxá, Sacramento, agradecimentos a celebrantes e autoridades. 
“Muito obrigado a todos”, disse. Dirigindo-se aos sacramentanos falou da sua vinda para Sacramento. “ 'Não tenhas medo', essa é a frase bíblica que me tem acompanhado desde o momento em que dom Paulo me comunicou da vinda para essa paróquia  Basílica do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria. Confesso que a preocupação ainda paira sobre mim, diante de tamanho desafio e da responsabilidade de administrar, pastorear e viver a mensagem de Deus nesta querida terra sacramentana.
Como diz o  apostolo Paulo, venho para junto de vocês  com as minhas fraquezas, receios e limitações, mas sem duvidar que a graça de Deus me ajudará, todos os dias,  a viver minha vocação de batizado e de padre, com a colaboração e o apoio dos paroquianos. E com toda certeza haveremos de levar adiante todos os projetos e executar todos os trabalhos que não são poucos nesta comunidade, onde em 12 de dezembro de 1998 fui ordenado sacerdote”. 
Padre Jaime encerrou sua mensagem agradecendo a padre Sérgio e conclamou os apoios dos padres da cidade,  Vanildo e Antonio Carlos e de todos os padres da região Araxá, e coordenadores pastorais e congregações existentes na cidade. 
Finalizando, o vigário paroquial, padre Vanildo Massaro deixou a sua mensagem de apoio ao novo pároco. “Padre Jaime, saiba que serei o seu braço direito, esquerdo, suas pernas direita e esquerda e estaremos sempre juntos para evangelizar essa porção do povo de Deus que hoje te acolhe. Conte sempre comigo”.