Um grande número de devotos reuniu-se na residência do ex-prefeito José Alberto Bernardes Borges, às 11 horas da manhã do dia 8 de dezembro, para a reza do terço em louvor a N. Srª. da Rosa Mística e à Hora da Graça Universal, celebrada nesse dia, pontualmente, às 12h. A devoção à Rosa Mística chegou a Sacramento, trazida por José Alberto, há 26 anos. Anualmente, sempre no dia 12, consagrado à Imaculada Conceição, feriado religioso municipal, o devoto repete o rito que a cada ano acolhe mais fiéis. A primeira celebração aconteceu na então Escola Maria Crema, algumas poucas vezes na Gruta dos Palhares, onde ele, quando prefeito entronizou uma imagem da Rosa Mística . Apenas uma vez a celebração foi realizada na Igreja Matriz, hoje Basílica do Santíssimo Sacramento, mas a maior parte aconteceu em sua própria residência, reunindo a cada ano mais devotos.
A Devoção e o pedido da imagem
Em entrevista ao ET, José Alberto relata como conheceu a devoção a Na. Srª. da Rosa Mística, que fez a primeira aparição em 1947, para a enfermeira Pierina Gilli, no quarto de um hospital onde ela trabalhava, em Montechiari, Itália.
“- São 26 anos de Na. Srª da Rosa Mística em Sacramento e 25 anos que inaugurei a Gruta dos Palhares e coloquei lá uma imagem dela. Até então, ela era desconhecida por aqui. Eu já havia ouvido falar de suas aparições, através do padre José de Jambeiro (Pe. José Sazami Kumagawa ) e estava em São Paulo quando a vi pela primeira vez” - conta.
De acordo com José Alberto, ele mandou fazer uma imagem, mas não gostou. “Encomendei uma imagem da Rosa Mística a Luiz Santeiro, de São Paulo, mas não gostei da réplica e a doei à Secretaria de Educação do município. Mas através da irmã Bartolomeia, beneditina sacramentana que mora em Uberaba, eu consegui o contato de uma religiosa de Campos de Jordão que falava e escrevia em alemão, e que poderia me ajudar a conseguir uma imagem fac-simile da Alemanha.
uma. Foi na posse da abadessa Ana Paula, falei com irmã Bartolomeia e ela me disse que conhecia uma irmã em Campos de Jordão que poderia trazê-la. Conversei com essa irmã, que sabia escrever em alemão e de fato ela chegou”.
A chegada da imagem a Sacramento, em 1991
José Alberto recorda o problema com os padres da época na chegada da imagem, embora tivesse autorização de Dom Benedito de Ulhoa Vieira, para trazê-la triunfalmente para a cidade.
“Mas não falei nada, porque eu tinha um segredo que ainda não revelei sobre a gruta e quem me falou isso foi uma sensitiva dona Terezinha de São Paulo e olha que eu nunca lhe tinha falado sobre a gruta. Eu estava em São Paulo para ver um artista para fazer a cruz, os tocheiros e suportes, que estão na gruta e que me foi indicado por Cláudio Pastro (o maior nome da arte sacra brasileira na atualidade e que morreu em outubro do ano passado). Eu passei na dona Terezinha e ela me faz a revelação. Naquele dia vim para Sacramento, com meu motorista Lucas e preocupado com a Rosa Mística e nisso me veio à cabeça que se eu recebesse notícias da Alemanha seria no dia 5 de agosto, o dia que Nossa Senhora falou aos jovens de Medjugorje, (Sul da Bósnia), em 1984, que ela ia completar dois mil anos de existência.
E veja bem, quando eu era prefeito avisava na prefeitura que não queria nenhuma correspondência, nem particular, em casa, era tudo a prefeitura. Mas um dia cheguei em casa, uma carta lá no aparador debaixo do quadro de São Miguel. Abri, olhei e lá estava que eu iria receber a imagem da Rosa Mística, nisso vim correndo, olhei a folhinha/calendário na parede, dia 5 de agosto de 1991. Fui à missa agradecer com minha mãe e o Marão”.
E a imagem chegou a Sacramento no dia 13 de setembro de 1991, na Câmara, diante de mais de três mil pessoas na praça. Tenho toda a filmagem da chegada de Nossa Senhora da Rosa Mística. E como diz a história em todo lugar que ela chega, acontece uma milagre e aqui aconteceu também. E, como Ela pediu para no dia 8 de dezembro, rezar o terço e fazer Hora da Graça e que pedíssemos as graças de que necessitássemos, assim passamos a fazer anualmente. Nós atendemos um pedido dela”.
Dia 8 de dezembro é a festa mais importante de Nossa Senhora
Para José Alberto, o dia 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, está entre as festas mais importantes no calendário da Igreja. “Se Nossa Senhora não fosse imaculada, não seria mãe de Jesus, ela não seria assunta (levada) aos céus. Ela não morreu, teve a dormição e depois foi levada aos céus pelos anjos. Por isso, começamos a rezar o terço naquele mesmo ano. E, no ano seguinte, inauguramos a Gruta e lá colocamos a imagem”, disse em entrevista e aos devotos presentes na reza.
Conta mais o ex-prefeito, relembrando passagens de seu governo, que a imagem alemã da Gruta dos Palhares era trasladada para sua casa no dia 8 de novembro para a reza do terço e a Hora da Graça. A pedido do então secretário de Cultura, Amir Salomão, o prefeito Wesley, em sua primeira gestão, determinou a restauração da imagem, feita pela artista Linda Crema e, para protege-la contra a umidade e excrementos de morcegos e aves, foi feita também uma redoma de vidro, o que a impede de ser retirada. “A imagem que usamos para o terço e a Hora da Graça é emprestada de José Loiola e Iracy”, justificou.
Para José Alberto, essa é uma data esperada por muitas pessoas. “Eu fico esperando a data e muitas pessoas também. Sempre perguntam se vai ter o terço. Esse é um dia de graça, de pedir e agradecer. Prometo a vocês que, enquanto eu viver vou fazer a celebração. A devoção a Nossa Senhora da Rosa Mística está crescendo muito no Brasil”, finalizou, iniciando a recitação do terço em honra a Nossa Senhora da Rosa Mística.