Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Festa da Padroeira

Edição nº 1573 - 02 de Junho de 2017

Sacramento esteve em festa nessa quarta-feira 31, com o encerramento da trezena, em louvor à padroeira da cidade, Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, com procissão, missa e coroação da imagem pelos festeiros, José Walter de Oliveira e Goretti Bertolucci Oliveira, e Matheus Bizinotto. A Festa da Padroeira foi instituída oficialmente, fazendo parte do calendário turístico religioso da cidade, a partir de lei sancionada pelo então prefeito, José Alberto Bernardes Borges, na década de 70, que a cada noite era coroada pelas escolas e segmentos da Igreja. A cada noite também inúmeros festeiros e noveneiros convidados, entre eles, os Poderes  Constituídos (Executivo, Legislativo e Judiciário), no dia 30.

As celebrações eucarísticas na Basílica do Santíssimo Sacramento, de 19 a 31 de maio, , trouxeram a Sacramento vários sacerdotes que aqui já trabalharam, como os padres André Camargos, Dionísio Foltran, monsenhor Valmir e monsenhor Levi e Padre Sérgio Márcio, o último pároco da cidade, que foram motivo de encontros com amigos. 

Mas trouxe também filhos da terra, os padre Ricardo Luiz de Melo e Otair Cardoso da Cruz e redentorista, Pe. Luiz Carlos de Oliveira, além de Pe. Antonio Carlos, da paróquia co-irmã, Nossa Senhora da Abadia e os padres, Geovane Geraldo e Márcio André de Araxá, Ricardo Alexandre, de Ponte Alta e, Rone Carlos, de Nova Ponte. 

Coube ao pároco, Pe.  Jaime Ribeiro a celebração do dia 27 e o encerramento da festa no dia 31, concelebrada pelo vigário paroquial, padre Vanildo Massaro de Brito.  Na manhã do dia consagrado a Nossa Senhora do Patrocínio do Ssmo Sacramento, às 10h, bênção dos veículos e motoristas, durante carreata. Às 12h, a oração do Angelus com meditação e, às 18h, missa festiva, procissão e coroação final de Nossa Senhora, seguidas de movimentada quermesse na praça Getúlio Vargas.