O Grupo Espírita Esperança e Caridade, do Colégio Allan Kardec, realizou no último final de semana, dias 21 a 23, o 56º Encontro de Evangelização de Espíritos, que teve como tema, 'A Doutrina Espírita contribuindo com a Evolução do Espírito'. O Encontro, realizado no Centro Cultural Tomás Novelino, da Escola Eurípedes Barsanulfo, reuniu mais de 400 pessoas de vários estados para se aprofundar nos estudos da evangelização de espíritos.
A abertura oficial do evento aconteceu na noite de sexta-feira 21, com a apresentação teatral montada pelo Grupo de Artes do Colégio Allan Kardec, abordando o tema, 'Oficina de reflexão sobre a Raiva e participação do Coral Corina Novelino que cantou e encantou os presentes. Os estudos foram realizados durante todo o sábado e, na manhã de domingo, finalizando com almoço.
Um dos pontos altos do Encontro foi o lançamento do livro, 'A Doutrina Espírita contribuindo com a Evolução do Espírito', tema também do encontro, produzido pela equipe Eurípedes Barsanulfo, com grande parte de textos mediúnicos, organizados pela escritora Alzira Bessa França Amui.
O livro retrata o conteúdo do encontro. Escrito em 103 páginas ricas em ensinamentos, a partir do prefácio assinado por Dias da Cruz, médium e espírita brasileiro, falecido em 1937. A obra, dividida em três partes, traz na introdução um texto de Allan Kardec, datado de 1866, da Revista Espírita, que trata da harmonia da natureza, a marcha progressiva da humanidade e as alterações em ambos, e da vida espiritual. As duas partes seguintes tratam da 'Evangelização de Espíritos', um novo porvir de esperança, e 'A esperança na vida do Espírito', distribuídas em 13 textos. A obra é finalizada com Palavras de Eurípedes Barsanulfo, extraídas do livro, 'Tormentos da Obsessão', de Manoel Philomeno de Miranda, psicografado por Divaldo Pereira Franco.
Na contracapa, os autores trazem um alerta: “O momento que vivemos pede seriedade. Somos herdeiros da terceira revelação, portanto, nosso papel requer cuidado e atenção. A espiritualidade tudo tem feito para auxiliar-nos a avançar no conhecimento da Doutrina Espírita, que contribui com a libertação do Espírito”. O livro foi publicado pela editora Esperança e Caridade & Colégio Allan Kardec.
De acordo com Francine França Amui, diretora da escola, os estudos foram muito profundos. “É mais um evento propondo reflexões importantes para estarmos nos percebendo. Uma oportunidade a mais que temos de receber esse grande público e juntos refletirmos sobre a doutrina. O Encontro é um evento do grupo Esperança e Caridade e a Escola Eurípedes Barsanulfo entra com a estrutura, porque o Colégio Allan Kardec não comporta mais o número de participantes. A escola foi transformada num alojamento para 100 pessoas e para as refeições”, explica.
Na noite de abertura, o encontro contou com a presença de um grupo de 15 turistas de Belém (PA), alojados na Santa Maria, que veio para conhecer a região e aproveitaram para assistir à peça a convite de Alzira Amui, numa feliz coincidência, como definiu Wilson de Morais Franco (foto), psicopedagogo e Arte Educador que faz um trabalho de evangelização com crianças ribeirinhas, no Núcleo de Autismo, em Belém, que acompanhava o grupo. “Foi uma coincidência feliz estarmos em Sacramento na época do Encontro e aceitamos o convite para assistir à peça, porque arte nos interessa muito”.