A comunidade negra sacramentana está em festa desde o último dia 20 para a celebração da 15ª Festa de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigência, evento que se popularizou como 'Encontro de Congado', com reza diária do terço na Matriz de Na. Sra. da Abadia e ensaios dos ternos. Neste domingo 29, o dia da festa, grupos de congados de várias cidades da região, ternos, moçambique, catupés, marujos e outros grupos afros se encontram para a celebração festiva e caminhada pelas ruas.
A partir das 14h, os ternos iniciam o cortejo do salão de festas da Paróquia de Na. Sra. da Abadia para a Igreja do Rosário, com homenagens e saudação aos santos padroeiros, ao rei Weverton Inácio Pires (Tom) e à rainha, Lucimar dos Reis, respectivamente, netos dos pioneiros do Congado na cidade, Valdivino (Divino) Inácio e Antônia Maria de Jesus (Vó Tonha). Ele filho do saudoso rei Sebastião Inácio, ela, filha da saudosa Terezinha.
A recepção e almoço dos visitantes estará a cargo dos festeiros, descendentes de tradicionais famílias devotas de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário e pioneiras do Congado e Moçambique em Sacramento: família Ferreira Geracino e Souza (Bigico), de Terezinha Caiana e Nicanor, de Dalva Maria da Silva e do Divino e Sebastião Inácio.
A população pode assistir ao desfile ao longo do trajeto que inicia na Igreja d'Abadia, descendo pelas ruas, Inconfidentes, Cgo. Julião Nunes, Antônio Carlos, São Pedro, praça Getúlio Vargas , com saudação à Basílica do Santíssimo Sacramento, e avenida Benedito Valadares e apresentação dos ternos e concentração na Igreja do Rosário.
A presidenta da Guarda de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, Maria Aparecida de Fátima Moreira, o vice-presidente Delcides Tiago Filho (Cid) e as secretárias Ana Cristina e Nilvânia, coordenam o evento, que conta com um grande número de colaboradores.