No Ano Jubilar, sexta-feira é dia de um gesto de misericórdia e o Papa Francisco deu exemplo. Segundo o site oficial do Jubileu da Misericórdia, o Papa fez uma visita surpresa na sexta-feira, 15, a uma casa de repouso para idosos na periferia de Roma. “A visita do Santo Padre faz parte da série de gestos que ele mesmo anunciou que faria às sextas-feiras durante o Ano da Misericórdia, como sinais concretos de misericórdia”.
Conforme o site, “eram cerca de 16h (13h em Brasília) quando Francisco surpreendeu mais ou menos 30 idoso que vivem na casa. A visita improvisada fez compreender quão importante são as palavras do Papa contra a “cultura do descartável” e o grande valor que os idosos têm na Igreja e na sociedade”. E o Papa não parou por aí , diz o site, depois da visita aos idosos, dirigiu-se à “Casa Iride”, único centro na Europa onde, em uma estrutura não-hospitalar, há sete pessoas em estado vegetativo, assistidas por seus familiares.
“- Este sinal profundamente humano do Papa Francisco testemunha o grande valor da vida humana e da dignidade com a qual deve ser sempre respeitada”, informa nota divulgada na página oficial do Jubileu da Misericórdia. Papa Francisco que caminhava a pé, com seus assessores, ainda parou para dar atenção aos populares...
O primeiro gesto de misericórdia do Papa foi a abertura da 'Porta Santa da Caridade', num albergue da Cáritas, em Roma, na sexta-feira, 18/12, dez dias após ao lançamento do Ano da Misericórdia.