O sacerdote diocesano, Pe. Antonio Carlos Santos, é o novo pároco da Paróquia de Nossa Senhora d'Abadia. A posse foi dada pelo vigário geral diocesano, Pe. Saulo Emílio, representando o arcebispo, Dom Paulo Mendes Peixoto, em missa solene concelebrada no último domingo 14, concelebrada também pelo sacerdote salesiano, Pe. Jonathan Alex da Costa, da paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Goiânia. A cerimônia de posse seguiu o rito dos cânones da Igreja, iniciando com a leitura do Decreto de Nomeação por seis anos, seguida do juramento de fidelidade, renovação das promessas sacerdotais, profissão de fé, entrega da cátedra (chaves da Igreja Matriz), da fonte batismal, da estola roxa (símbolo do confessionário) e da chave do tabernáculo (sacrário), seguida de uma rápida adoração ao Santíssimo Sacramento.
Mensagens de boas vindas
No final da celebração, o momento de acolhida pelas comunidades paróquias : São Brás, São Geraldo, Divino Espírito Santo, Bom Jesus (Vitorinos), São Benedito (Tatu) e das pastorais e movimentos que, num gesto de acolhida, se apresentaram ao novo pároco.
Em nome da paróquia, a mensagem de boas-vindas foi proferida por Maria Inez Borges Estevão, coordenadora do Conselho Pastoral Paroquial. “Temos consciência de que o padre não é um outro Cristo, mas o sinal do Cristo presente. Embora seja constituído por Deus, o sacerdote não deixa de ser “pessoa”, com limites, dificuldades e aspirações. O importante é ver que Deus o escolheu assim mesmo. 'Você é sacerdote para sempre' (Hb 5,6). É com muita alegria que a Paróquia de Nossa Senhora D'Abadia o recebe como pároco. Seja muito bem-vindo”, afirmou a paroquiana.
Prosseguindo, Inez ressaltou a convivência familiar que a paróquia tem com seu pároco. “A partir de hoje, entre nós, o senhor será membro de cada família, compartilhará conosco todos os sofrimentos e alegrias. Que o senhor possa nos ensinar, perdoar, consolar e abençoar. Como Deus o amou e assim o chamou para compartilhar com Ele todo o mistério da salvação, que o senhor seja sinal de Deus inserido sacramentalmente nessa missão apostólica e missionária entre nós”.
Concluiu, com uma mensagem cheia de carinho. “Que o senhor deixe transparecer no seu rosto o brilho de Jesus e que o senhor possa exercer a sua missão no meio de nós com muito amor, oração, fidelidade, prontidão. E, que suas mãos ungidas, possam derramar as suas bênçãos em nosso meio. Seja bem vindo entre nós e conte conosco, Pe. Antonio.”
Após a mensagem, em meio a muitas palmas de boas-vindas, o belo Coral da Paróquia, regido por Benedito Adão, acompanhado pelos fiéis, cantou o tradicional, “Vem morar em Sacramento”, enquanto representantes da comunidade entregaram-lhe uma vaso de orquídeas brancas.
O secretário Adriano Magnabosco, representando o prefeito Bruno Scalon Cordeiro, o recebeu também de braços abertos. Carinhosa também foi a mensagem proferida pelos seus paroquianos araxaenses, representados por Luiz.
Leia na página 2, a mensagem de agradecimento de Pe. Antônio Carlos.
Quem é Pe. Antônio Carlos
Padre Antonio Carlos Santos é o quinto dos sete filhos de Maria Ester Santos e de Liberato, falecido há 20 anos. Nasceu em Itabaiana (Sergipe), em 12 de junho de 1970. Em Aracaju fez o Seminário Menor, de lá seguiu para os estudos de Filosofia e Teologia em Brasília, concluindo-os na arquidiocese de Uberaba, onde chegou em 1997, ordenando-se três anos depois.
Sua atividade pastoral como pároco inicia-se já no ano 2000, quando assumiu a paróquia Sagrada Família, em Araxá, ali permanecendo por por 12 anos. Em fevereiro de 2014, retornou a Uberaba, para a quase Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, de onde saiu para assumir a Paróquia de Nossa Senhora D´Abadia, em Sacramento, por seis anos, conforme decreto episcopal.
A pequena Matriz da Paróquia Na. Sra. da Abadia lotou com a presença de fieis, em especial uma grande representação da vizinha Araxá, com mais de 100 paroquianos. E, para sua alegria, a presença da mãe, Maria Ester, residente em Aracaju (SE), representando os familiares.