O Papa Francisco encerra com missa e cerimônia, na Basílica de São Pedro, em Roma, neste domingo 20 o Ano Santo Extraordinário da Misericórdia. No último domingo 13 foram fechadas as Portas Santas de outras três basílicas papais, São Paulo Fora dos Muros, Santa Maria Maior e São João de Latrão – Catedral de Roma e, as Portas Santas de todas as igrejas do mundo. Em Sacramento, o pároco, Pe. Sérgio Márcio de Oliveira presidiu a missa e a cerimônia que marcaram o fechamento da Porta Santa (foto) na Basílica do Santíssimo Sacramento.
O Ano da Misericórdia, que teve como tema, “Sede misericordiosos como o Pai” foi aberto pelo Papa no dia 8 de dezembro de 2015, na Basílica de São Pedro, com a abertura das portas santas das basílicas em todo o mundo, e encerrado no dia 13 último, com a cerimônia do fechamento das portas, a exceção da Porta Santa da Basílica de São Pedro, fechada pelo papa Francisco neste domingo.
Conforme publicação da Bula Papal, 'Misericordiae Vultus', todas as Igrejas estabelecidas pelas dioceses em todo o mundo concederam durante esse ano indulgências aos peregrinos que visitarem esses templos sagrados. Entre essas igrejas, inclui-se a Basílica do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria, uma das indicadas pelo arcebispo metropolitano de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto.
O Jubileu da Misericórdia é celebrado a cada 25 anos, o último foi no ano de 2000. Este é um jubileu extraordinário proclamado pelo Papa Francisco, para um pedido de perdão da própria Igreja e de todos o os fiéis.