O diocesano Pe. Vanildo Massaro de Brito 44 vigário da Paróquia Basílica do Ssmo. Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria completou no dia 3 último, 15 anos de ordenação sacerdotal e celebrou as bodas no último sábado 5, exatamente no dia em que completava cinco meses de sua posse na cidade. A celebração foi marcada pela presença de familiares, amigos, representantes de pastorais e movimentos da Paróquia, que participaram da missa em ação de graças presidida pelo aniversariante e concelebrada pelo pároco, Pe. Sérgio Márcio de Oliveira e Pe. Ricardo Luiz de Melo.
O pároco padre Sérgio Márcio, na sua mensagem, falou de um presente diferente que a comunidade poderia oferecer-lhe nesse dia, agradecendo pelo excelente trabalho que vem realizando na paróquia, em especial nas comunidades rurais e missa das crianças.
“- Acho que sem dúvida esses presentes trarão muita alegria ao seu coração”, afirmou, enumerando e falando um pouco de cada um deles. (Veja box):
E finalizou: “Pe. Vanildo, eis aqui os 15 presentes que a paróquia brasílica lhe oferece pela sua dedicação em todos esses15 anos de vida sacerdotal. Faça bom uso desses presentes e continue assim, alegre, animado, visionário e colaborador”.
Responsável pela missa das crianças que, pelo trabalho, foi elogiado pelo pároco, recebeu também das catequistas e crianças uma singela e comovente homenagem ao final da celebração. Rosas, em agradecimento à sua doação na missão de evangelizar e, pirulitos, como símbolo de gratidão pelo amor e carinho dispensados às crianças da catequese.
“- Pe. Vanildo, é com muita alegria que agradecemos a Deus, por tê-lo chamado a vida sacerdotal e ao senhor por ter respondido, Sim, e pela graça de tê-lo conosco. Em apenas cinco meses na paróquia, o senhor conquistou a todos nós, em especial as crianças. Felizes em podermos fazer parte de sua vida”, disse a catequista Márcia em nome de toda a comunidade paroquial.
Mineiro de Frutal, padre Vanildo iniciou os estudos no seminário São José, em Uberaba, em 1994, aos 23 anos. Sete anos depois (6/7/01) foi ordenado diácono e em 3/11 do mesmo ano ordenado sacerdote e logo seguiu para a sua missão, passando pelas paróquias de São Miguel, (Nova Ponte), Imaculada Conceição (Conceição das Alagoas), Santa Bárbara, Santa Terezinha e Nossa Senhora de Lurdes, (as três em Uberaba), Paróquia Sagrada Família (Araxá), de onde veio para Sacramento.
Agradecidos com as homenagens, padre Vanildo se emocionou com os pirulitos recebidos, agradecendo. Quase todos os domingos, eu, sentado aqui nas escadas distribuo às crianças pirulitos e agora elas me retribuem da mesma forma. Isso mostra o carinho delas com o padre. Muito obrigado”, disse, agradecendo a participação dos pais, José de Brito e Maria Inez Massaro de Brito, o irmão Valtenir e demais familiares, e de amigos que vieram de outras cidades por onde passou em missão.
E no braço de duas meninas, hoje coroinhas, disse: “Assim eu abraço todos vocês de Nova Ponte, Conceição, Araxá, Uberlândia, Uberaba e todo sacramentano da cidade e comunidades rurais. Meu muito obrigado a Pe. Sérgio e a todos os movimentos e pastorais da paróquia”, agradeceu.
A missa foi abrilhantada pelo Coral da Basílica e no final todos se reuniram para um jantar de confraternização no Salão São Clemente.
Um presente para Pe. Vanildo
1. Rezar por ele;
2. comemorar os dias especiais de sua vida;
3. rezar mais e reclamar menos;
4. oferecer-se para ajudar nas pastorais;
5. participar da Eucaristia e do sacramento da
Reconciliação;
6. dizer-lhe obrigado, pessoalmente;
7. elogiá-lo;
8. preocupar-se com seu bem estar;
9. evitar fofocas na paróquia;
10. deixar claro que você o apoia;
11. ter amizade por ele antes de sair apontando seus defeitos;
12. não achar que o padre existe só para atender você, dessa
forma, não exigir muito de seu tempo;
13. ser solidário;
14.dar o espaço de que ele precisa para ter sossego e paz, de vez
em quando;
15. buscar a santidade, pois esta a maior felicidade de um sacerdote é ver que suas ovelhas estão buscando, sinceramente, o caminho que leva a Deus.