Uma missa campal presidida pelo pároco, Pe. Sérgio Márcio de Oliveira, na noite do dia 25, no Memorial Cônego Hermógenes Casimiro de Araújo Brunswick, fundador da cidade, com a participação de religiosos, fieis e autoridades, dentre elas o prefeito Bruno Scalon Cordeiro, recordou o marco inicial da fundação da cidade, em 24 de agosto de 1820.
Na homilia, o pároco destacou a importância da celebração ao recordar a figura do fundador, Cgo. Hermógens, que se pôs a serviço daquela causa. “Hoje, data auspiciosa de nossa querida Sacramento, que comemora 196 anos de sua fundação, que venceu primeiramente a vontade mística do fundador Cônego Hermógenes Casimiro de Araújo Brunswick, de plantar neste exato local, a sede que ele mesmo chamou de 'pasto espiritual do Antigo Testamento', mas também, fundação que obedeceu, rigorosamente, os trâmites das lei Eclesiástica e Imperial. Hermógenes impunha a si e aos que viriam habitar esse lugar a submissão a toda autoridade governamental, ciente de que a autoridade foi, primeiramente, dada por Deus”, afirmou.
Ao finalizar, evocou bênçãos da padroeira à cidade; às autoridades, para que sejam fieis aos ensinamentos cristãos e interceda pelo povo de Sacramento, centro de Maria, Casa do Santíssimo Sacramento, Pasto Espiritual de todo uma região do Brasil. Por isso, sob o poder da autoridade advinda de Deus, quero colocar todo o município de Sacramento com sua gente sob o manto de Maria, a excelsa Rainha deste lugar, afim de que protegidos por tão augusta protetora, sejamos homens e mulheres construtores do bem comum e da paz social”,
Resgate histórico
O prefeito Bruno Scalon Cordeiro, falando ao ET sobre a comemoração do aniversário e da celebração no marco zero da cidade, reconheceu o evento religioso como “um resgate histórico e da grande emoção de ser sacramentano e poder voltar a 196 anos atrás e lembrar do nosso fundador Cônego Hermógenes Casimiro de Araújo Brunswick, nesse local sagrado. Sacramento é marcada pela espiritualidade em diversas crenças, mas iniciada por um sacerdote, que aqui fincou uma cruz e nela trazendo a devoção a Maria e o amor a seu filho. Resgatar a história é muito importante”.
No final da celebração, o prefeito agradeceu o atendimento da paróquia ao pedido para celebrar a missa no Memorial Cgo. Hermógenes e consagrou, diante da imagem história da padroeira, o município de Sacramento. “Por isso é momento de agradecer, em primeiro lugar à paróquia por essa celebração, aos fogos que subiram aos céus em louvor a Deus, pela música que eleva preces, pela vida que temos. É momento de júbilo, momento de festa, momento de agradecimento e de consagrar nosso município à Maria”, finalizou.
A celebração foi abrilhantada pela participação do Coral da Basílica e a banda Lira do Borá