Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Dom Orlando Brandes é o novo arcebispo de Aparecida

Edição nº 1545 - 18 de Novembro de 2016

O Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia apresentado pelo cardeal Raymundo Damasceno de Assis e nomeou, nessa quarta-feira 16, o novo  arcebispo de Aparecida (SP),  Dom Orlando Brandes (foto), transferindo da arquidiocese de Londrina (PR), onde estava há 10 anos.
Pelas normas do Código do Direito Canônico, ao completar 75 anos de idade, os bispos devem fazer o se pedido de renúncia ao papa e se aposentar. O cardeal Dom Raymundo já havia feito o pedido em 2012, quando completou a idade, mas só agora o pedido foi aceito, depois de 12 anos à frente da diocese de Aparecida. Foi também presidente da  CNBB, participou do conclave que elegeu o Papa Francisco, participou de quatro Sínodos no Vaticano e foi nomeado cardeal pelo Papa Bento XVI. Até a posse do novo arcebispo, marcada para o dia 21 de janeiro de 2017, Dom Raymundo ficará na Arquidiocese de Aparecida como Administrador Apostólico, às vésperas de completar 80 anos, em 15 de fevereiro de 2017.
O novo arcebispo, Dom Orlando Brandes, tem 70 anos e nasceu em Urubici (SC). Ordenado padre em 1974, estudou Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, onde também se especializou em Teologia Moral, na Academia Alfonsiana. Nomeado por São João Paulo II bispo de Joinville (SC), em 1994, foi transferido pelo Papa Bento XVI para Londrina, em 2006, como arcebispo.  Dom Orlando  foi também presidente da Comissão para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entre 2007 e 2011 e delegado para a 5ª Conferência do Conselho Episcopal Latino-Americano em Aparecida.