Com o tema “Casa Comum, nossa responsabilidade” e sob o lema bíblico “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca (Am5.24)”, em sintonia com a Encíclica do Papa Francisco, “Laudato Si”, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil – CONIC – coordena a Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2016 que terá o Saneamento Básico como foco.
O Papa Francisco em sua encíclica “Cuidado da Casa Comum” cita que é necessário “uma conversão ecológica global”, “mudanças profundas nos estilos de vida, nos modelos de produção e de consumo, nas estruturas consolidadas de poder”, por isso, a Campanha da Fraternidade chama a atenção sobre o atual modelo de desenvolvimento que está ameaçando a vida e o sustento de muitas pessoas. Para o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB, dom Francisco Biasin. o atual modelo econômico, baseado no lucro, deve mudar, pois não favorece a biodiversidade e o desenvolvimento sustentável para a humanidade. A campanha motiva, pois, a reflexão sobre os modelos de desenvolvimento que têm orientado a política e a economia.
Segundo os dados do Ministério das Cidades, através do SNIS – Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (ano 2013), mais da metade da população brasileira ainda não possui acesso às redes de coleta de esgotos e somente 39% dos esgotos do país são tratados. Cerca de 35 milhões de brasileiros ainda não possuem água tratada e mais de 5 milhões de pessoas não têm acesso a banheiros. 37% da água potável é perdida em vazamentos, “gatos” ou problemas de medição, mais de 5 mil piscinas olímpicas de esgotos são despejadas em rios, mares e cursos d'água brasileiro diariamente.
Integridade e futuro de nossa Casa Comum
Com base nesses números, a Campanha da Fraternidade 2016 tem o objetivo de garantir “o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum. (Texto-Base Campanha da fraternidade 2016, pag 11, item 7)”.
Com o intuito de contribuir para a difusão desse direito o Instituto Trata Brasil é um dos parceiros da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e do CONIC Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil na divulgação do tema.
O Instituto Trata Brasil atua desde 2007 e é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.
A proposta da Trata é desenvolver um ciclo de apresentações por todo o país, em conjunto com as coordenações regionais do CONIC, visando levar a mensagem da Campanha da Fraternidade Ecumênica.
O lançamento oficial da Campanha da Fraternidade aconteceu no dia 10 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, que marca o início do tempo da quaresma de 2016.
CF existe há 55 anos
A Campanha da Fraternidade iniciou em 1961, promovida pela Cáritas Brasileira no Rio Grande do Norte, no tempo quaresmal. Depois de dois anos, o projeto foi apresentado à CNBB e ao Vaticano, sendo aprovado em 1964.
A história das campanhas se divide em três fases: a primeira, Renovação da Igreja, realizada nos dois primeiros anos (1964, com o tema: Igreja em renovação e o lema: Lembre-se: Você também é Igreja. E em 1965, teve como tema: Paróquia em Renovação e o lema: Faça de sua paróquia uma comunidade de fé, culto e amor). Nos anos seguintes, de 1966 a 1972, o enfoque foi a Renovação do Cristão.
No período compreendido entre 1973 a 1984, A CF preocupa-se com a realidade social do povo, denunciando o pecado social e promovendo a justiça. Em de 1985 aos dias atuais, a CF tem como foco as situações existenciais do povo Brasileiro.
Nestes 52 anos, desde que a CNBB assumiu a CF essa é a quarta campanha caráter ecumênico, isto é, a CF é realizada em parceria com as Igrejas Apostólica Romana (ICAR), Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), Presbiteriana Unida (IPU) e a Sirian Ortodoxa de Antioquia (ISOA), que se constituíram organizaram no Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil .
A primeira Campanha da Fraternidade Ecumênica foi realizada em 2000, com o tema “Dignidade humana e paz” e lema “Novo milênio sem exclusões”. A segunda, em 2005, abordou “Solidariedade e Paz” e “Felizes os que promovem a paz”. A Campanha de 2010 tratou da “Economia e Vida”, a partir do lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” e, agora, a quarta com o tema “Casa Comum, nossa responsabilidade” e sob o lema bíblico “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. (www.a12.com