A arquidiocese de Uberaba realizou nesse feriado da Proclamação da República, dia 15 de novembro, a 1ª Assembleia do Povo de Deus, para discussão e aprovação das diretrizes da Igreja Católica na região para os próximos três anos. Participaram da assembleia cerca de 4 mil pessoas, a maioria agentes de movimentos e pastorais, dos 20 municípios que compõem a arquidiocese.
A assembleia foi repleta de atividades durante todo o dia, com mais de 60 oficinas. espalhadas por 15 igrejas e escolas da cidade, como oficina do Conselho de Leigos, Direitos Humanos, Educação, Música, Pastoral de Rua, da Criança e Adolescente e tantas outras. Em pauta os trabalhos das pastorais, a necessidade de incrementar algumas e de criar outras.
A partir das 15h30, no Ginásio Marista, todos participaram da missa solene presidida por dom Paulo Mendes Peixoto, que marcou também o encerramento do Ano da Misericórdia.
De acordo com o coordenador arquidiocesano de Pastoral, Pe. Márcio André Soares dois documentos sairão da assembleia: Diretório Pastoral e o Plano de Pastoral (triênio 2017/2019). “O primeiro traçará a identidade das pastorais, seus objetivos e passos para implantação nas paróquias. Já o segundo, apontará as ações que cada grupo assumirá para os próximos três anos. O que implicará numa ação pastoral melhor orientada e mais articulada,” realça o sacerdote. (Fonte: Arquidiocese de Uberaba/Redação ET)