O Grupo Amor Exigente de Sacramento retorna suas reuniões para o Centro Catequético Mons. Saul Amaral, mais conhecido por Sede Paroquial, de onde foi transferido devido às reformas implementadas no local. “A reforma feita pelo pároco, Pe. Sérgio Márcio, ficou muito boa, fazendo da sede um espaço funcional agradável, o que está levando muito mais gente às reuniões, oferecendo, inclusive espaço para crianças esperarem os pais. Quando saímos de lá, não tivemos um local fixo, enfrentamos muitos problemas e isso afasta as pessoas”, elogiou a coordenadora do movimento na cidade, Maria Madalena Fraga Braz, falando também sobre o movimento.
“- O Amor Exigente é um grupo de apoio para os dependentes e seus familiares, isto é, para a família toda. Lá os pais ajudam os filhos a redirecionar seus rumos. O Amor exigente é uma ajuda mútua que encoraja a pessoa a agir, em vez de só falar; constrói a cooperação familiar e comunitária e desencoraja a agressividade e a violência”, explicou a coordenadora, Maria Madalena, informando que as reuniões realizadas às segundas-feiras, às 20h, e estão abertas a todas as pessoas interessadas, independente de credo religioso.
O que são os 12 princípios
O Amor Exigente atende três níveis de prevenção: primária, secundária e terciária. O enfoque na prevenção se dá através de uma abordagem educativa, questionamento e posicionamento que, nas reuniões semanais, levam os participantes a atingir seus objetivos, ou seja, estimula as pessoas a reverem seus comportamentos, através de uma metodologia básica que tem12 princípio básicos: Identificador, Humanizador, Protetor, Valorizador, Libertador, Influenciador, Preparador, Esperançador, Apoiador, Cooperador, Organizador e Compensador.
Há ainda os Princípios Éticos Institucionais do Amor Exigente: Respeitar a dignidade da pessoa humana; manter sigilo em relação aos depoimentos e à identidade dos participantes do seu grupo.
Reconhece Madalena que essa questão do sigilo é sagrada no movimento. ‘‘O sigilo só poderá ser quebrado com autorização expressa do interessado ou quando houver risco para si próprio ou para terceiros e outros’’, frisa.
O Amor Exigente não para: vêm férias ou festas, mas a cada semana o grupo está reunido para a ajuda-mútua.