Edição nº 1490 - 6 de Novembro de 2015
O Grupo Espírita Esperança e Caridade realizou no último final de semana, de 31/10 a 2/11 o X Seminário de Educação do Espírito, reunindo na Escola Eurípedes Barsanulfo e no Colégio Allan Kardec cerca de 500 pessoas vindas de várias partes do país.
Concomitante à programação do Grupo, a Escola Eurípedes Barsanulfo, marcando mais uma das atividades em comemoração aos 40 anos de criação da escola, apresentou à comunidade a culminância do projeto pedagógico, 'A escola Eurípedes Barsanulfo auxiliando na construção de um novo Brasil', que começou com a abertura da feira de trabalhos realizados pelos alunos e lançamento do livro, 'O Natal de Mariazinha'. Na manhã seguinte, a partir das 8h, até às 16h, palestras dentro do X Seminário de Educação do Espírito e, Noite de Talentos, no Centro Cultural e Esportivo Tomás Novelino.
As atividades prosseguiram no dia seguinte, 1º de novembro, data que marca a morte de Eurípedes Barsanulfo, em 1918, com a Hora da Saudade e Prece nas Mangueiras, realizadas nas dependências do Colégio Allan Kardec, com homenagens a Eurípedes que criou aquele educandário em 1907. Os estudos prosseguiram até a tarde e, à noite, a última palestra. Na segunda 2, Evangelho, às 9h e 19h30.
O Seminário começou na manhã de sábado, 8h, e se estendeu até às 16h. Às 19h, os alunos da Escola Eurípedes Barsanulfo apres
Francine França Amui, diretora da Escola Eurípedes Barsanulfo, falando sobre o Seminário, destacou o caráter especial das atividades. “Este é um ano especial para nós, é um ano todo de comemoração dos 40 anos da Escola. Estamos culminando o projeto com o Seminário de Educação que tem uma proposta diferente, isto é, trabalhamos em oito oficinas diferentes para atender às diversas necessidades, em pequenos grupos, para que as pessoas possam realmente conhecer e aprender. Na realidade, o que eles querem é saber como fazemos educação aqui, e nada melhor que fazer juntos. Não tem como passar receita, por isso a proposta é refletir e participar do processo, fazendo”, explicou.
Francine destacou também que 2015 é um ano importante para a Escola. “Para nós é o ano da gratidão, por isso trabalhamos com os mestres do amor: Eurípedes, Corina e Tomaz Novelino que nos deixaram este legado, que hoje procuramos dar continuidade e expandi-lo para todo o Brasil, através desses seminários e encontros que realizamos anualmente, apresentando a metodologia aplicada na escola”.
As comemorações dos 40 anos de fundação da Escola Eurípedes Barsanulfo encerram no dia 27/11, com um sarau.
Visitantes elogiam trabalho da Escola
Para o aposentado, auditor da Receita Federal e hoje, consultor de empresas, Olavo de Fernandes, de São José do Rio Preto (SP), que há seis anos vem a Sacramento participar dos encontros, eles são de importância fundamental para sua vida. “É um facho de luz rumo ao universo que nos ensina a ser novas pessoas. É muito bom para mim e, consequentemente, para aqueles que estão ao meu redor, no ambiente familiar, no trabalho, nas relações com os amigos e na casa espírita onde trabalhamos. Religião e trabalho caminham juntos, a gente aprende na religião aqui o que é para ser na vida. Na verdade, temos aqui uma escola de luz, no seu sentido mais amplo”, avaliou.
Já para Fabiana Guarilha Vasquez, professora de História no ensino médio em Sorocaba (SP), e que frequenta as atividades espíritas na cidade há 16 anos, o encontro é fundamental para o meio espírita e para a educação. “Temos pessoas de várias partes do país que vêm se alimentar dessa fonte que é um trabalho diferencial de despertar a nossa consciência para desenvolvermos nossos trabalhos nas nossas casas espíritas.
É um encontro especial, porque fala de uma educação especial, pelo método desenvolvido na escola, que não é encontrado em nenhum lugar no país. Acredito que se todas as escolas aplicassem a pedagogia do amor essa crise na educação não existiria, porque essa pedagogia olha a individualidade de cada um, associa conhecimento com a moral, a formação humana sem doutrinas, mas esclarecendo sobre as escolhas”, justificou.
Juliana Cardoso Tardelli e Larissa Mariano Colombari, ambas de Ribeirão Preto (SP), participaram do encontro pela primeira vez e já têm opinião formada. “O sentimento é de gratidão por estar aqui e pela doutrina, pela importância de como nos reconhecermos como espíritos e evangelizadoras. Foi muito bom conhecer o método e aprender um pouco dessa pedagogia”, afirma Juliana. A psicóloga Larissa completa: “Há também uma paz muito grande que é transmitida e isso nos ajuda a nos estruturamos na fé e podermos levar essa mensagem adiante no dia a dia do nosso trabalho”.
A Pedagogia do Amor: ‘Formação do homem com diretrizes racionais e objetivas
No livro, 'Evangelização de Espíritos - Uma proposta de educação trazida por Eurípedes Barsanulfo', coordenado pela escritora Alzira Bessa França Amui e Luciano Sivieri Varanda, de 1998, foram feitas referências sobre essa pedagogia, já aplicada no Educandário Eurípedes Barsanulfo:
“Iniciávamos uma nova experiência. Estudar Pestalozzi para aplicar a Metodologia do Amor. Era preciso vivenciar a Educação Espírita, adequá-la às necessidades do Educandário Eurípedes Barsanufo.
Desde os primórdios do Século XX, estão sendo colocados na mente humana os valores essenciais da Educação como fator regenerativo do planeta.
O Educandário Eurípedes Barsanufo traz nos seus postulados básicos a renovação moral através da educação. Eurípedes, ao implantar os postulados da Educação Espírita no Colégio Allan Kardec (1907) visou à formação do homem com diretrizes racionais e objetivas.
Era preciso traçar planos novos que atendessem às necessidades do homem novo, o homem do futuro, do Terceiro Milênio.
Uma educação que sensibilizasse o ser, despertando-o para as verdades eternas , retornando os valores maiores da vida, compreendendo o Evangelho de Jesus como caminho norteador e reeducador de nossos pensamentos”.