Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramento celebra 138ª Festa de Na. Sra. da Abadia

Edição nº 1477 - 7 de Agosto 2015

A festa de Nossa Senhora d'Abadia em Sacramento iniciou nessa quinta-feira, dia 6, com a  recepção da nova imagem na entrada da cidade e carreata pelos bairros da paróquia. E às 19h30, entrada triunfal na matriz para a missa,  presidida por padre Lucimar Geraldo, de Araxá.

 Todas as noites, a partir das 18h20, reza do terço e oficio  de Nossa Senhora e missas presididas pelos padres convidados: Rone Carlos, Douglas Araújo, Gil Eduardo Araujo, Jaime Ribeiro, Carlos Alexandre, Mons. Levi Fidelis, Elcimar da Silva, Gustavo Cortez 

Neste sábado 8, coroação da imagem pelo Grupo da Terceira Idade Geração 60+ , no domingo 9, a coroação será feita pelos Pais em comemoração ao seu dia. No sábado seguinte 15, dia da festa (feriado municipal), solenidade de Nossa Senhora D' Abadia, presidida pelo pároco, Pe. Eduardo Ferreira. Também no  dia 15, sorteio do carro, do bingo beneficente, no Poliesportivo Marquezinho, às 10h. 

No domingo 16, encerramento da  festa com  cavalgada às 9h, saindo da praça Dr. José Zago (Palácio das Artes), seguida de almoço no salão paroquial, das 11h30 às 13h30. 

Assinam a coordenação da festa este ano, os festeiros, Mel Rosa e Arhur Gomes, Lucas Eduardo, Lindomar e Arlete  Bonetti, Janaína Souza,   Elmo da Silva Rodrigues e Lucília Aparecida Barbosa, Laleska Rodrigues, Luander Vinícius de Paula e Patrícia Rosa Gomide, Osmar Cunha,  Mário Batista dos Santos e Terezinha das Graças Marques, Yasmin Silva Oliveira,  Marcelo Rosa e Rejane Aparecida de Faria Gomide, Mateus Faria, Marciel Antonio Borges e Luciene Maria de Oliveira, Samuel Oliveira, Elias Marcos e Monique Devoz, Thiago Martins, Cláudio Alves e Valéria de Oliveira,  Ially Ingrid Rodrigues, Márcia Cristina Bizinoto, Maria Izabel Cardoso e Luan da Silva Borges. 

 

Os Romeiros de N. S. D’Abadia

 

Um dos pontos altos da festa de  N. S. D´Abadia é a peregrinação de devotos até o santuário em Romaria, que começa no dia 1º  prosseguindo até o dia da festa, 15 de agosto. São milhares e milhares de romeiros a pé, a cavalo, motos e de bicicletas. Estimativas apontam que cerca de 100 mil peregrinos passam pelo santuário nessa época. De Sacramento, mais de 200 pessoas fazem a trajetória a pé anualmente. E muitos grupos já estão na estrada. 

A trajetória é de fé, nas frias manhãs ou sob o sol, enfrentado o calor do asfalto ou o pó das estradas, e  o que se vê é a solidariedade,  dispensada por centenas  de voluntários que dão suporte com água, alimentação, tendas para pernoites...  No santuário, com os seus gestos simples, agradecem os benefícios conseguidos pela intercessão da Mãe de Deus, participam da missa e voltam a seus lares felizes e abençoados.