Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Reforma custou mais de R$ 400 mil

Edição nº 1468 - 5 Junho 2015

Historiando sobre todo o processo de instalação da basílica e coroação da imagem, o pároco, Pe. Sérgio Márcio, lembrando a história do município, destacou: “Aqui, em 24 de agosto de 1820, o pároco do Desemboque, Cônego Hermógenes  Cassimiro  de Araújo Brunswick fundou a Capelo do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria. Aqui, em pleno sertão inóspito, foi levantado um oratório, depois capela, para adorar de forma solene o Senhor Sacramentado. No mesmo espaço sagrado, qual a Casa de Nazareth, o mesmo cônego deixou a Santíssima Virgem Maria como guardiã, protetora e adoradora do Augusto Sacramento.  

Aqui, muito antes do sonho profético de São João Bosco, que enxergou a Igreja dos nosso tempos, qual uma barca abalada por todos os lados, em terrível tempestade de água e ventos, a ponto de sucumbir, viu emergir das águas duas imensas colunas que sustentaram a barca de Pedro: o Santíssimo Sacramento e a Virgem Imaculada”, disse, destacando  os três decretos pontifícios  da Matriz da cidade. 

“- Pela graça de Deus, pesa sobre esta basílica, três decretos pontifícios: o da Indulgência da Porciúncula (13/10/1869); o da Coroação da imagem de Nossa Senhora do Patrocínio do Ssmo. Sacramento (08/04/2014) e o da elevação à Basílica (04/10/2014). É de se perguntar: que outro lugar foi tão amplamente privilegiado assim”, questionou. 

 

Momento de agradecer

‘‘- Graças ao empenho das comunidades urbana e rural e de instituições de Sacramento e algumas de outras cidades, conseguimos a doação de mais de R$ 400 mil em prol da reforma da Basílica’’, disse Pe. Sérgio agradecendo. 

‘‘- Tudo tem a sua hora: tempo de pedir e tempo de agradecer... E padre Sérgio em nome de todos os paroquianos soube demonstrar a gratidão a Deus e Nossa Senhora por todas as bênçãos derramadas à cidade e a gratidão a todos, indistintamente, que colaboraram para a reforma, preparação,  organização e celebração das cerimônias. 

Dom Raymundo Damasceno de Assis, o padrinho da causa. Agradecimentos às irmãs Denise e Roberta, que recuperaram as imagens quebradas no atentado em 2014 e a todos os que trabalharam e fizeram doações em prol da basílica. 

Agradeço a todos que de uma forma ou de outra auxiliaram na reforma dessa Basílica, desde o piso em granito colocado no presbitério pela Congregação Redentorista, a mais singela contribuição. A todos, coloco no coração imaculado de Maria, em profunda oração de agradecimento. 

Agradecimento ao padre Fabiano Roberto Silva dos Santos, regente titular do Coral Arquidiocesano Mater Salvatoris, que preparou o Coral da Basílica. A Luiz Carlos de Souza, regente do Coral e ao organista Luiz Henrique dos Santos, ambos de Uberaba. Aliás, os dois elogiaram a participação dos integrantes do coral.   

O que achei bonito é que foi formado por pessoas das duas paróquias e uma união de vozes surpreendente. Espero que continue esse coral na Basílica. E a todos os que colaboraram nos preparativos e organização nos dois dias de celebrações. 

Enfim, agradecimentos a todos. Que todos, indistintamente, se sintam agradecidos de coração por esse pároco e por toda a comunidade sacramentana. Deus lhes pague”.

 

O Sacrário e a intercessão de São Miguel 

Mas para Pe. Sérgio, todo o processo iniciou e se consolidou a partir da volta do sacrário ao centro do altar e a intercessão de São Miguel.   
“Devo, na condição de pároco desta basílica, dizer uma verdade insofismável, a qual diante de Deus e dos homens há que se proclamar: todas as graças que se derramaram sobre nós, todos os benefícios espirituais da concessão da basílica, da coroação pontifícia de Nossa Senhora, da generosidade do povo desta terra, do aumento considerável de pessoas participando da vida da igreja depois do lamentável atentado que aqui se deu, na concepção desse pároco, tudo isso  tem um ponto inicial e que se eu não a proclamar as paredes desta Igreja gritarão: tudo teve início no momento em que, no dia 29 de setembro de 2013, festa de São Miguel Arcanjo, por graça e inspiração de Deus, eu fiz retornar o Sacrário para o centro desta basílica”. 
Ao final da celebração, o pároco, Pe. Sérgio Márcio de Oliveira foi homenageado pelo advogado Roberto de Lourdes Filho que, em nome das pastorais exaltou:  ‘‘Pe. Sérgio, somente Deus poderá recompensá-lo por tudo que fez por nós. E que Dom Bosco, seu Santo protetor, continue abençoando e fortalecendo a sua fé’’.