Historiando sobre todo o processo de instalação da basílica e coroação da imagem, o pároco, Pe. Sérgio Márcio, lembrando a história do município, destacou: “Aqui, em 24 de agosto de 1820, o pároco do Desemboque, Cônego Hermógenes Cassimiro de Araújo Brunswick fundou a Capelo do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria. Aqui, em pleno sertão inóspito, foi levantado um oratório, depois capela, para adorar de forma solene o Senhor Sacramentado. No mesmo espaço sagrado, qual a Casa de Nazareth, o mesmo cônego deixou a Santíssima Virgem Maria como guardiã, protetora e adoradora do Augusto Sacramento.
Aqui, muito antes do sonho profético de São João Bosco, que enxergou a Igreja dos nosso tempos, qual uma barca abalada por todos os lados, em terrível tempestade de água e ventos, a ponto de sucumbir, viu emergir das águas duas imensas colunas que sustentaram a barca de Pedro: o Santíssimo Sacramento e a Virgem Imaculada”, disse, destacando os três decretos pontifícios da Matriz da cidade.
“- Pela graça de Deus, pesa sobre esta basílica, três decretos pontifícios: o da Indulgência da Porciúncula (13/10/1869); o da Coroação da imagem de Nossa Senhora do Patrocínio do Ssmo. Sacramento (08/04/2014) e o da elevação à Basílica (04/10/2014). É de se perguntar: que outro lugar foi tão amplamente privilegiado assim”, questionou.
Momento de agradecer
‘‘- Graças ao empenho das comunidades urbana e rural e de instituições de Sacramento e algumas de outras cidades, conseguimos a doação de mais de R$ 400 mil em prol da reforma da Basílica’’, disse Pe. Sérgio agradecendo.
‘‘- Tudo tem a sua hora: tempo de pedir e tempo de agradecer... E padre Sérgio em nome de todos os paroquianos soube demonstrar a gratidão a Deus e Nossa Senhora por todas as bênçãos derramadas à cidade e a gratidão a todos, indistintamente, que colaboraram para a reforma, preparação, organização e celebração das cerimônias.
Dom Raymundo Damasceno de Assis, o padrinho da causa. Agradecimentos às irmãs Denise e Roberta, que recuperaram as imagens quebradas no atentado em 2014 e a todos os que trabalharam e fizeram doações em prol da basílica.
Agradeço a todos que de uma forma ou de outra auxiliaram na reforma dessa Basílica, desde o piso em granito colocado no presbitério pela Congregação Redentorista, a mais singela contribuição. A todos, coloco no coração imaculado de Maria, em profunda oração de agradecimento.
Agradecimento ao padre Fabiano Roberto Silva dos Santos, regente titular do Coral Arquidiocesano Mater Salvatoris, que preparou o Coral da Basílica. A Luiz Carlos de Souza, regente do Coral e ao organista Luiz Henrique dos Santos, ambos de Uberaba. Aliás, os dois elogiaram a participação dos integrantes do coral.
O que achei bonito é que foi formado por pessoas das duas paróquias e uma união de vozes surpreendente. Espero que continue esse coral na Basílica. E a todos os que colaboraram nos preparativos e organização nos dois dias de celebrações.
Enfim, agradecimentos a todos. Que todos, indistintamente, se sintam agradecidos de coração por esse pároco e por toda a comunidade sacramentana. Deus lhes pague”.
O Sacrário e a intercessão de São Miguel