A Basílica do Santíssimo Sacramento, através do Conselho de Pastoral Paroquial, está desenvolvendo na paróquia o projeto Servir, dentro da proposta da Campanha da Fraternidade da CNBB, que tem como tema: Fraternidade, Igreja e Sociedade e um lema desafiador: “Eu vim para servir” (Marcos 10,45).
O projeto servir em sua essência visa “aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus: “Eu vim para servir” (Marcos 10,45). Dentre os inúmeros objetivos específicos, um deles é estimular a participação na vida pastoral da paróquia e fortalecer a caminhada. O projeto abrange cinco frentes: Social, Saúde, Educação, Segurança Pública e Igreja.
O projeto Servir, lançado na abertura da Campanha da Fraternidade, na quarta-feira de Cinzas, está sendo trabalhado pela Paróquia do Santíssimo Sacramento durante as cinco semanas do período quaresmal com palestras e reflexões sobre os seguintes temas: 1ª semana, Serviço Social, palestra, 'A centralidade da família na política de assistência social', proferida por Kamila Melo Silva, assistente social do CAS 'Pe. Antonio Borges'; 2ª, o foco foi o Serviço de Saúde, com o tema, 'Vulnerabilidade e sofrimento da família frente a sexualidade e socialização infanto-juvenil', com palestra proferida pelo psicólogo Thiago Melo, de Araxá; 3ª, Serviço de Educação, com a palestra, 'A importância da família na escola, pactuando responsabilidades, compromissos, metas e objetivos para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes', proferida pela Profa. Mônica Vieira Almeida, diretora EE Cel Jose Afonso de Almeida; 4ª, Serviço Segurança Pública, com a palestra 'De que maneira a família, como meio socializador, pode influir, alterar e participar da Segurança Pública', proferida pelo delegado regional, de Araxá, Cézar Felipe Colombari da Silva; 5ª, dia 25, encerramento do ciclo de palestras com o advogado araxaense, Valter Lúcio, que vai abordar o tema, 'A família edifica a Igreja pela formação, fé, esperança, fraternidade e forma a pessoa e a sociedade'. As reuniões estão sendo realizadas no Salão Paroquial.
O projeto encerra dia 28 próximo, com a Feira da Fraternidade, das 8 às 12h, na praça da Igreja do Rosário, onde serão apresentados os frutos da reflexão ao longo desses dias, em forma de SERVIR, isto é, a paróquia vai fazer uma prestação de todos os serviços que foram tratados.
(Fonte: asses.com.Paróquia do Santíssimo Sacramento)