Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Padre Eugênio e irmã Gorete deixam Sacramento

Edição nº 1495 - 11 de Dezembro de 2015

O missionário redentorista, Pe. Eugênio Bizinotto e Irmã Goreti Correa de Souza (foto) , da Congregação Franciscana Na. Sra. do Amparo (leia-se Casa do Menor Rosa da Matta) despediram-se de Sacramento na missa vespertina, celebrada na Basílica do Santíssimo Sacramento, no último domingo 6, onde receberam homenagens da comunidade.
  Depois de dois anos em Sacramento para tratamento de saúde, Pe. Eugênio retorna à província redentorista de São Paulo, onde sempre trabalhou. Foi designado para continuar seu magistério sacerdotal na comunidade de Araraquara, na Igreja da Santa Cruz.
Já irmã Goreti, que chegou a Sacramento em fevereiro último, foi transferida para bem mais longe. A partir dol próximo ano, a franciscana vai trabalhar no continente africano.  De Sacramento, irmã Goreti seguiu para Petrópolis para se preparar para a missão ad gentes, no vilarejo de Cavungo, em Angola.
Ao final da celebração, os religiosos foram homenageados pela comunidade com duas bonitas mensagens de despedida e agradecimento pelo trabalho realizado na cidade. Embora, em convalescência, Pe. Eugênio, durante esse tempo, sempre que pôde e a saúde permitiu, presidiu celebrações eucarísticas na cidade, aliviando um pouco o estafante trabalho dos poucos sacerdotes da cidade.
A vizinha cidade de Conquista também se fez representar na celebração por um grande número de paroquianos, que vieram dar o seu adeus a Pe. Eugênio, e agradecer pelas constantes presenças do sacerdote naquela cidade, berço natal de Pe. Eugênio, conforme revelou no final da celebração, ao agradecer as homenagens.
 “- Nasci em Conquista e vim ainda criança para Sacramento onde vivi até ingressar no seminário e, agora, pude permanecer aqui por dois anos, tempo em que pude redescobrir  e me encantar com Sacramento e Conquista, desfrutar do carinho de todos os conterrâneos.
Saint Exupery escreveu que 'tu te tornar responsável por aquilo que cativas...' e vocês me cativaram e acredito que também eu os cativei. Vou para a Igreja da Santa Cruz, em Araraquara, onde trabalharei com o superior, Pe. Elias Guimarães, que já trabalhou aqui. Peço antão a todos que rezem pela minha missão”, pediu e agradeceu sobremaneira a acolhida do pároco Sérgio Márcio de Oliveira, padre Gil, membros das pastorais, à comunidade católica, inclusive os internautas.
“- Muito obrigado pela acolhida e convivência nesses dois anos, pelo carinho e  apoio constantes e, um agradecimento especial a minha mãezinha e ao médico Pedro Teodoro que me acompanharam de perto  durante esse tempo. Deus lhes pague a todos, mas continuem rezando pela minha missão”.
Irmã Goreti que passou cerca de onze meses na cidade também agradeceu a acolhida. “Vou para uma nova missão, atender a um novo chamado de Deus. Foram poucos meses em Sacramento, mas o suficiente para conhecer pessoas maravilhosas, por isso vou levar parte de Sacramento no coração. Deus lhes pague pela acolhida e pela oportunidade de aqui estar. Conto com a oração de vocês para a minha missão em outras terras, para onde Deus me chama”.