A paróquia do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria realiza nos próximos dias 10 e 12 de outubro, dois grandes momentos de fé, que vêm ganhando devotos a cada ano que passa: a Procissão das Velas e a Procissão Fluvial em comemoração à festa da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.
Na Procissão das Velas, os devotos percorrem a pé um percurso de 11 Km, até a Gruta dos Palhares, acompanhando a imagem de Na. Sra. Aparecida, que segue em carro andor. A imagem permanece na Gruta durante todo o sábado e, no domingo 12, de manhã, é transportada através de uma procissão de barcos da estação de Jaguara à estação do Cipó. A chegada à Capelinha, que já está sendo reformada, está prevista para as 10 horas, onde será celebrada uma missa, presidida pelo arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto.
De acordo com o pároco, padre Sérgio Márcio de Oliveira, tudo começou em 2009, quando o historiador Amir Salomão Jacob, encaminhou um pedido à direção do Santuário Nacional de Aparecida solicitando a doação de uma imagem fac-símile de Nossa Senhora Aparecida para Sacramento e foi prontamente atendido. E, naquele mesmo ano, foi criada a Procissão Fluvial, hoje um evento regional”, informa.
Segundo ainda o pároco, Jacób conseguiu, em 2011, com a proprietária do patrimônio onde está localizada a estação do Cipó, Maria da Glória Afonso, a doação de um terreno para a construção naquele local de uma capela dedicada a Na. Sra. Aparecida. Da. Glória doou à Paróquia do Santíssimo Sacramento o terreno do velho barracão, que faz parte do conjunto arquitetônico da estação, porém sem pertencer ao patrimônio histórico do local.
O barracão, informa Pe. Sérgio, foi construído por Arthur Belém Barbosa, na década de 1930 para recolher mercadorias que chegavam através da mogiana. É, portanto, uma área particular e não tombada”, esclarece, informando que o terreno tem 2.580 m² e está sendo adaptado para ser transformado na Capela de Na. Sra. Aparecida. Ali, o velho barracão está aos poucos se tornando a tão desejada capela, ali a Mãe de Deus terá sua ermida e o local será ponto de visitação”, espera o pároco.