A família Silva Lemes realizou no último sábado 18 a oitava festa em louvor aos Três Reis, no Salão de Festas São Clemente, com a presença, segundo os organizadores, de cerca de três mil pessoas que se deliciaram com o jantar preparado por Luizmar Fernando da Silva e equipe. A festa que começou por volta das 4h00 da tarde serviu mais de 2.500 refeições, 500 litros de doces de leite e de frutas e o tradicional arroz doce.
A devoção aos santos vem de anos, mas a festa começou com o filho José Arinaldo e a esposa Adélia de Oliveira, que pegaram uma coroa em Uberaba em 2006 e no ano seguinte iniciaram a festa em Sacramento. Como o casal e os outros quatro filhos residem em Ribeirão Preto, a mãe, Ângela Onofra (foto), é quem toma a frente da festa na cidade. Segundo os filhos, mal acaba uma, ela já começa a preparar a do ano seguinte.
Adélia explica que a família sempre esteve envolvida com festas de Santos Reis e, participavam anualmente das festas realizadas por parentes em Uberaba. “Aí meu marido resolver começar a festa em Sacramento. No primeiro ano, ainda morávamos aqui, depois mudamos para Ribeirão, deixando minha sogra à frente que, praticamente, trabalha o ano todo. A primeira festa foi pequenina, com doações da comunidade e a cada ano aumenta mais e mais a participação”, resume.
A festa tem quatro festeiros, um da família e outras três pessoas interessadas e, para José Arinaldo, a festa é feita em parceria com a comunidade. “Essa coroa veio pra cá, por causa da mamãe que gosta muito e ia todo ano ajudar minha tia em Uberaba, aí pensei: 'por que não trazer uma coroa para a família?' Fizemos a primeira festa e mamãe tomou frente. Sempre um da família é festeiro. Mas a festa só acontece pela parceria com a comunidade. São quatro festeiros, mas muitos parceiros, muitos voluntários que ajudam antes, no dia e no dia seguinte da festa”, revela, agradecendo a comunidade.
De acordo com Onofra, a festa da família Silva Lemes difere um pouco das demais realizadas na cidade. “Fazemos a procissão daqui do bairro (Parque Sabiá), até o Salão S. Clemente. Vão os foliões com a bandeira e o povo acompanhando. Os moradores do trajeto fazem questão de receber a bandeira em casa e, a cada ano, as pessoas é que nos procuram para pegar uma das outras três coroas. No local da festa rezamos o terço, todos com muita devoção”, explica. A cantoria em louvor aos Três Reis Santos ficou a cargo da folia do João Gangorra e teve também a participação da Folia do Divino Pai Eterno.
Este ano foram festeiros, pela família, o jovem Gabriel e as outras duas Maria: que trabalha na rodoviária, Maria Abadia e Ricardo. Os festeiros/2016 são Mara e José Geraldo, Luzia, Lina e Michelly.