A comunidade católica do bairro Perpétuo Socorro inaugurou neste domingo 1º, na missa das 18h, a reforma da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, realizada com recursos angariados nas festas da comunidade. O pároco celebrante, Pe. Sérgio Márcio de Oliveira, abençoou o ícone da padroeira do bairro e patrona da Igreja, e a nova capela do Santíssimo Sacramento.
O templo ganhou novo piso, engessamento de uma viga metálica exposta no fundo da Igreja; modificações no altar e construção da Capela do Santíssimo Sacramento, que o pároco definiu como “extremamente aconchegante e bela”.
Uma das novidades foi a volta do ícone da padroeira, que há alguns anos fora substituído por uma grande imagem de gesso.
Ícone, termo derivado do grego, no campo da arte pictórica religiosa identifica uma representação sacra pintada sobre um painel de madeira. O quadro original de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é uma pintura em estilo bizantino, sobre madeira, de 54 x 41,5cm.
‘‘- A comunidade queria voltar á tradição de ter o quadro, e com razão, porque Nossa Senhora do Perpétuo Socorro não é uma imagem tipo estátua, ela é um quadro, um ícone, uma pintura e, atendendo aos pedidos da comunidade, retornamos à devoção tal qual tem que ser, o quadro de Nossa Senhora voltou para o seu lugar”, explica Pe. Sérgio.
De acordo com Pe. Sérgio, todo o projeto de reforma foi elaborado pela comunidade. Outro santo que vai adornar um dos oratórios laterais do presbitério, por consenso da comunidade, é São José, em substituição a uma imagem de São Luiz Gonzava, emprestada à capela há alguns anos, mas que pertence à Basílica do Santíssimo Sacramento.
Na homilia da missa de inauguração, o pároco Sérgio destacou a importância de manter a 'Casa de Deus' sempre arrumada. “Preocupar-se em manter a Casa de Deus sempre bonita, arrumada, aconchegante e acolhedora é opção nossa, porque nós somos os administradores da Casa de Deus e, convenhamos, essa Casa ficou realmente acolhedora, aconchegante, ficou de uma tal forma que nos conduz naturalmente à oração”.
Sobre a imagem de Nossa Senhora, entronizada na igreja há alguns anos pelo ex-pároco, Mons. Levy, explicou Pe. Sérgio que “a primeira ideia foi colocá-la na torre, mas por ser de gesso, é inviável e futuramente poderemos fazer uma de cimentou”.