Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cidade celebra 138ª festa d'Abadia

Edição nº 1478 - 14 Agosto 2015

A cidade celebra neste sábado 15 a tradicional Festa de Na. Sra. da Abadia, feriado municipal e festejos comemorativos da comunidade católica na Igreja Matriz de Na. Sra. da Abadia, com cavalgada, bingo do carro, almoço, procissão, missa campal e quermesse no salão paroquial, no domingo 16. A festa se estende a vários outros municípios mineiros do Triângulo e Alto Paranaíba, mas a festa mais concorrida, onde iniciou-se a tradição, em 1870, é na pequena cidade de Romaria, cuja celebração começou dia 1º de agosto.

Romaria, mais conhecida como Água Suja, a cidade sede da Padroeira da região e,  Sacramento são as duas cidades com mais tempo de tradição da festa: Romaria, 145 anos; Sacramento, 138 anos, isto é, desde 1877. Em terceiro lugar, vem a cidade de Uberaba que tem a santa como sua Padroeira e que celebra a festa desde 1881. Nas três cidades e noutras, a tradição perdura na contemporaneidade, a cada ano atraindo mais e mais devotos.

Em Sacramento, o ponto alto será às 18h, com a  solenidade de Nossa Senhora da Abadia – missa e procissão – presidida pelo pároco, padre Eduardo Ferreira.  Antes das celebrações, às 10h, acontece o sorteio  de um carro,  no Poliesportivo Marquezinho.  Mas o encerramento da festa será no domingo 16 com  cavalgada às 9h, saindo da praça Dr. José Zago (Palácio das Artes), e almoço no salão paroquial, a partir das 11h30.