Adiantando a programação dos dois dias finais na Festa de Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, a padroeira da cidade, nos dias 30 e 31, o pároco informou que o cardeal Dom Raymundo Damasceno chega à cidade dia 30 de maio e retorna à Aparecida dia 1º de junho.
“- O cardeal chega a Uberlândia às 12h20, onde será recepcionado por nós, para o traslado até Sacramento, onde almoça e descansa até à tarde, seguindo para a concelebração eucarística, presidida por ele, às 19h00, onde vai proceder a instalação da Basílica e dedicação da igreja”, informa, adiantando que será uma concelebração muito bonita, que vai contar com a presença de vários bispos e padres, e abrilhantada pelo coral da arquidiocese.
De acordo com a programação, Dom Damasceno pernoita na casa paroquial e, no Dia da Festa, 31 de Maio, sua agenda começa pela manhã, com uma mensagem e entrevista pela rádio Sacramento, seguida de uma coletiva aos demais órgãos de imprensa. “Após esse contato com as redes de comunicação, Dom Damasceno vai visitar algumas obras sociais católicas, como a Casa do Menor Rosa da Matta, Ciju São Vicente de Paulo e Centro de Apoio Social Pe. Antonio Borges’’.
Na noite do domingo 31, representando o Santo Padre, Dom Raymundo Damasceno preside a concelebração das 19h00, e procede a Coroação Pontifícia da imagem de Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, a padreoria da cidade.
O cardeal permanece na cidade até a manhã do dia seguinte, retornando a Aparecida no dia seguinte. “Será uma festa muito bonita, com a participação do Coral da Catedral de Uberaba, e nossa expectativa é muito grande”, informou o pároco.
Preocupado com o cerimonial e na expectativa de que tudo transcorra da melhor maneira possível, Pe. Sérgio Márcio informou à imprensa que está tomando alguns cuidados para que toda a população possa participar de maneira confortável desse momento histórico. No seu modo sempre direto e claro de expor os fatos, inicia desfazendo boatos que correm na cidade.
“- Primeiro, não existe isso de metade da basílica ser reservada para autoridades e pessoas de fora. É claro que faz parte do cerimonial, em qualquer evento que se realize, a reserva de alguns lugares. Assim, seguindo essa norma de instalação da basílica e dedicação da igreja, terão lugares reservados as autoridades constituídas do município e os trabalhadores da igreja, que vão entregá-la para o cardeal. Como a data marca o encerramento da Festa da Padroeira, os festeiros, como sempre, terão o seu lugar reservado, além de 'representantes' de pastorais que, como os festeiros, são pessoas da comunidade. E, um ou outro convidado do arcebispo Dom Paulo”, resumiu
A questão do boato de que metade da igreja já está tomada pelas autoridades, ressalta mais uma vez o pároco que é mera especulação. “A igreja é do povo, é nossa. Os de fora são visitantes e, claro, terão uma boa acolhida como sempre tiveram. E, vai sentar quem chegar primeiro. As portas da igreja serão abertas às 18h, quem chegar primeiro vai sentar”, afirma, lembrando que a Igreja comporta apenas 600 pessoas sentadas.
“- Então, é claro, não haverá lugar para todo mundo, mas, já antevendo isso, vamos colocar do lado de fora uma tenda com uma telão e umas 300 cadeiras para que as pessoas possam, pelo menos, confortavelmente, participar da missa. Estamos estudando da melhor forma possível para propiciar a participação de todos nas celebrações”, finalizou.