Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Basílica abre a 'porta santa' do Ano da Misericórdia, neste domingo

Edição nº 1495 - 11 de Dezembro de 2015

Na terça-feira, dia 8, Papa Francisco abriu a Porta Santa  da Basílica de São Pedro e deu início ao Ano da Misericórdia,  que tem como tema, “sede misericordiosos como o Pai” e que será celebrado em todo o mundo até 20/11/16. Ressalte-se que, o Jubileu é celebrado a cada 25 anos, o último foi no ano de 2000. Este é um jubileu extraordinário  proclamado pelo Papa Francisco, para um pedido de perdão  da própria Igreja e de todos o os fiéis.
Ao proclamar o Ano Extraordinário da Misericórdia, Papa Francisco fez publicar a Bula 'Misericordiae Vultus', estabelecendo que, “no terceiro domingo do Advento, portanto neste dia 13, a Igreja vai abrir a Porta Santa da Catedral de Roma, a Basílica de São João de Latrão, e de todas as catedrais e Basílicas Papais em todo o mundo. Serão também abertas as portas de todas as igrejas, estabelecidas pelos bispos das dioceses e arquidioceses, para conceder indulgências aos peregrinos que visitarem esses templos sagrados.
Na arquidiocese de Uberaba, além da Catedral Metropolitana de Uberaba e a Basílica do Santíssimo Sacramento, nesta cidade, dom Paulo Mendes Peixoto, por decreto episcopal, indulgenciou o Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Romaria, por ser um lugar de peregrinação; a Igreja de São Domingos, em Araxá e, a Igreja Nossa Senhora do Carmo,  em Frutal.
“- Dessa forma, o arcebispo contempla as cinco regiões da arquidiocese,   para facilitar a participação dos fiéis. Mas Dom Paulo pede que seja feita a  abertura simbólica das igrejas de toda a dioceses, neste domingo 13”, disse o pároco Pe. Sérgio, informando que a cerimônia de abertura da porta da Basílica local será na missa das 19h30, neste domingo.
Importante frisar que o ato litúrgico de abrir a porta santa, não tem sua importância na abertura da porta em si, o ato remete, na verdade, à porta espiritual de cada cristão, que simbolicamente é Jesus, e aqueles que passarem pela porta poderão receber as indulgências, com o devido preparo.