Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

“Nascer de Novo” foi o tema do 52º Encontro de Evangelização de Espíritos

Edição nº 1475 - 24 Julho 2015

O Grupo Espírita Esperança e Caridade – GEEC, realizou entre os dias 17 a 19 últimos o 52º Encontro de Evangelização de Espíritos,  abordando o tema, 'Ninguém verá o Reino de Deus se não nascer de novo'. O encontro realizado na Escola Eurípedes Barsanulfo contou com a participação de 376 pessoas vindas de vários estados do país. 

 A presidenta do Grupo, Alzira Bessa França Amui, falou ao ET sobre o tema do encontro. “Estamos trabalhando, o que é nascer de novo no despertar da consciência, para nos libertarmos  de todo o processo atávico que tem escravizado nossos pensamentos e nossos sentimentos, e entender a lição de Jesus, na expressão que ela tem para a vida do espírito e não para os homens”. 

Thiago Franklinn Salgueiro França Alves 32, de Belo Horizonte, há quatro anos participando dos encontros e seminários explica que a formação ajuda na sua atividade de produtor audiovisual do Portal Ser. 

“- O Portal Ser é uma sócio-organização que desenvolve atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento, de cunho científico, cultural e artístico, no âmbito da religiosidade e da espiritualidade, enfim, é um  centro de estudos e pesquisas, que reúne tanto as características de um centro cultural, quanto de um estabelecimento de ensino, reunindo estudiosos, cientistas, filósofos, teólogos, escritores, artistas, produtores culturais e pessoas, de variada faixa etária, interessadas em espiritualidade, espiritismo, religiosidade e literatura religiosa. 

Explica Thiago que o trabalho é feito com Haroldo Dutra Dias, que faz tradução dos Evangelhos. “Para mim, esse aprendizado, essa metodologia ensinada aqui só nos ajuda a aprimorar nas nossas metas e propósitos”, afirma. De acordo com Alzira, “Haroldo Dias é um juiz do TJMG, um grande espírita e que tem um conhecimento muito grande da cultura hebraica, grega e judaica. Conhece muito o aramaico, esteve um tempo em Jerusalém em contato com a história do povo hebreu, um aprendizado muito grande”.

Informa mais Alzira que o juiz Haroldo tem sido um grande expoente do Espiritismo. “Ele fez a tradução do Novo Testamento, editado pela FEB, com uma interpretação extraordinária, Um trabalho pioneiro nesse tempo que a humanidade está vivendo, por trazer uma linguagem do Cristo dentro de um entendimento para todos nós”, salienta.

A médica pediatra Lúcia Maria Martins Mourão Oliveira, de Londrina (PR), que participa dos encontros desde 1994, portanto, há 21 anos, afirma ao ET que os encontros mudaram sua vida.  “Os encontros são de uma importância muito grande, mudaram minha vida completamente. Minha maneira de ser, minha maneira de lidar com as pessoas e com a minha própria vida e traz um a contribuição muito grande na minha profissão, na parte educativa, principalmente na orientação educacional para as mães e as próprias crianças”.

 A professora Kátia Regina Figueiredo Lemos, de Sarandi (RS), também participa dos encontros há mais de 20 anos e fala da contribuição e da formação dos encontros para sua vida. “Esses encontros nos trazem uma contribuição imensa, porque a gente tem conhecimento de uma metodologia que nos ajuda a entender o espiritismo de uma forma mais aprofundada e aplicada. A gente consegue atingir muito mais os objetivos que a doutrina pretende, que é a transformação do ser, a nossa reeducação a partir dessa metodologia”.

 O cirurgião dentista, Adolfo Pavanelli Neto, 56, de Jaboticabal (SP) participa dos encontros há 17 anos ressalta a figura de Eurípedes Barsanulfo. “Eurípedes foi o espírito que mais se aproximou de Jesus na face da terra, ele nos traz a metodologia da evangelização de espíritos, fazendo com que nós nos despertemos enquanto espíritos que somos e tenhamos a partir desse despertar, um melhor posicionamento na vida. Aprendendo a nos relacionar de forma diferenciada com a vida, situações e pessoas, compreendendo as dificuldades, as oportunidades, que Deus nos concede, para que a cada momento possamos ser espíritos melhores, mais compromissados com a verdade e com suas leis”.