Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Um tributo de justiça e profunda gratidão!

Edição nº 1440 - 14 Novembro 2014

Enquanto ainda ecoam em nossos ouvidos, corações e mentes o espocar dos fogos e o badalar festivo dos sinos de nossa veneranda matriz, anunciando a benevolência do Papa Francisco em elevar a nossa igreja à condição de Basílica, venho de público manifestar a minha gratidão a uma pessoa muito especial, que sem sombra de dúvidas, foi o grande expoente para essa conquista não só de Sacramento mas de toda a Arquidiocese de Uberaba.

Em 1972, como todos sabemos, a idéia de Basílica já era defendida aqui em nossa cidade quando o Pe. Gil Barreto Ribeiro era o pároco de Sacramento. O sonho da Basílica não se concretizou mas uma pessoa, de lá para cá, não mediu esforços para lutar por essa nobre causa: trata-se do Dr. AMIR SALOMÃO JACOB, homem que tem a minha admiração e respeito, não apenas por sua cultura e por ser o guardião da história de Sacramento, mas também pela fé e capacidade de lutar por aquilo que acredita.

Defendendo a idéia da Basílica, ele partilhou isso comigo e a partir de então, encampei a idéia e juntos passamos a lutar pela causa. Manifestamos o sonho ao nosso Arcebispo Metropolitano, Dom Paulo Mendes Peixoto, que aprovou a iniciativa e deu carta branca para agirmos. Dr. Amir sugeriu que pedíssemos o apoio de Dom Raymundo Damasceno Assis, Cardeal-Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB; tal apoio foi solicitado por Dom Paulo e já na semana seguinte, eu e o Dr. Amir fomos a Aparecida levando os ofícios de pedido da Basílica. Posteriormente, Dr. Amir também sugeriu a idéia da coroação pontifícia da imagem da Padroeira. Passamos pelo mesmo processo de encaminhar o pedido ao nosso Arcebispo e posteriormente ao Cardeal e pouco tempo depois, Dr. Amir se dirigiu novamente a Aparecida encaminhando o pedido.

A partir daí inúmeras idas a Aparecida, emails, telefonemas, muitas orações, até que os sonhos começaram a se realizar: primeiro veio a confirmação da coroação pontifícia, uma grande vitória; em seguida a chegada de um enorme questionário que deveria ser respondido e enviado a Roma para a concessão do título. Perguntas solicitando dados históricos, levantamento de mobiliário da matriz e também dados sobre a administração dos sacramentos e também publicações acerca da paróquia. Mais uma vez o Dr. Amir entrou de cheio na causa, providenciando os dados históricos e em auxiliando nos demais levantamentos. Seus livros sobre a nossa história foram as publicações enviadas a Roma...dias e dias de um trabalho realizado com afinco, determinação e fé, realizados por este “homem de Deus”. 

Dr. Amir acreditou e nos convenceu a todos a acreditarmos com ele. A sua fé me encantou e me fez acreditar com certeza de que o sonho se concretizaria. Nas missas pedi incansavelmente ao povo que nos ajudassem a rezar e a crer que este sonho seria realidade. E foi. Hoje nossa Basílica é uma realidade: dia 4 de outubro o Papa Francisco assinou o decreto criando a Basílica do Santíssimo Sacramento Apresentado Pelo Patrocínio de Maria. Sonho nosso protagonizado pelo Dr. Amir. Como prova de meu reconhecimento e gratidão a esse grande amigo e parceiro que deus me concedeu, pedi a Dom Paulo que o nomeasse coordenador da Comissão Pró Basílica, que dentre outras atribuições, tem uma parte muito burocrática para ser feita, e nesse assunto ele é mestre!!!

Assim sendo fica aqui registrado, para sempre, a importância fundamental do Dr. Amir nesse processo que foi coroado com êxito. Obrigado Dr. Amir por tudo. Que Deus o recompense pelo trabalho; que Ele continue te usando como instrumento para realizar grandes coisas. Agora mais do que nunca o Sr.  entra definitivamente para a história desse município e dessa arquidiocese. Mais uma vez, OBRIGADO!

Do menor de seus irmãos,

Sub patrocínio Mariae,