A solicitação do título de Basílica para a Igreja do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria já foi analisada pelo Vaticano, conforme correspondência assinada por Dom Arthur Roche, arcebispo secretário do Vaticano, enviada a Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo da arquidiocese, no dia 13 de maio.
“- A carta de V. Revmª, solicitando o título de Basílica Menor para a Igreja do 'Santíssimo Sacramento', na cidade de Sacramento, mereceu a nossa melhor atenção de solicitude” disse o arcebispo, requerendo alguns documentos para instrução do processo: “...no estudo da mesma verifica-se que existem alguns documento em falta para a consideração do pedido, conforme decreto “Domus ecclesiae”, AAS82 (1990) 436-440, que passamos indicar: - a resposta ao questionário que anexamos; um álbum de fotografias onde se veja claramente e em detalhe o espaço litúrgico - altar, ambão (lugar de onde se proclama e anuncia a Palavra de Deus - grifo nosso), presidência, sacrário, baptistério, órgão, etc) e, se existe, uma publicação sobre o Santuário em questão”.
Para o pároco, Pe. Sérgio Márcio de Oliveira, este é mais um passo para a concretização do sonho nascido nos idos de 1970. “Primeiro, era o pedido chegar lá e chegou, nas mãos de um bispo, o presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno, como chegou o da coroação da Padroeira, que já foi autorizada. É um passo de cada vez. Agora, vamos responder o questionário que nos foi enviado, providenciar o álbum de fotografias e publicações sobre a nossa Igreja e, depois, continuar rezando, aguardando o passo seguinte”, anunciou, feliz.