Festa Redentorista neste final de semana em Sacramento para a celebração do jubileu sacerdotal, 50 anos de vida religiosa do missionário redentorista, Pe. Alberto Pasquoto, 74, completos no dia 1º de julho.
As celebrações de seu jubileu iniciaram em Aparecida (SP), no dia 2 de fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor, o Dia Mundial da Vida Consagrada, dia em que os religiosos celebram a data de sua entrega a Deus por meio da profissão dos votos de pobreza, castidade e obediência. No dia 20 de julho celebrou na sua terra natal, Tietê, o seu jubileu de ouro. Neste sábado, 26, celebra com os sacramentanos com uma missa na Capela do CAS Padre Antônio Borges (Seminário), às 19h e no domingo, na Matriz do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria, às 19h30.
Padre Alberto (19/10/1939), veio de família simples, que vivia do trabalho no campo em Tietê, interior de São Paulo, recebeu o chamado de Deus em sua vida aconteceu quando tinha sete ou oito anos, decisão acolhida com alegria pela família. Aos 10 anos, junto com o pai, o tímido menino Alberto o pegou o trem e seguiu para o seminário em Aparecida (SP), onde iniciou um caminho de dedicação ao Reino de Deus.
Numa entrevista à rede Redentorista A12, padre Alberto, recordou o seu despertar. “Éramos onze irmãos, meus pais trabalhando na roça com meus irmãos, meus tios, meus primos, formando uma colônia e hospedávamos em casa o padre redentorista que ia de Tietê para celebrar na capela. Vendo-o celebrar a Santa Missa, eu o olhava e dizia que queria ser padre também, e queria rezar a missa como ele rezava".
E de fato assim foi. Em 1950 entrou no Seminário menor Redentorista em Aparecida; em 1958 fez o Noviciado em Pindamonhangaba-SP; o Seminário Maior, Filosofia e Teologia em Tietê de 1959 a 1964, sendo ordenado sacerdote em 1º/07/1964, em Tietê.
Ao longo da vida sacerdotal, atuou e atua em várias atividades pastorais como
professor e formador durante 12 anos, nos Seminários de Aparecida, Sacramento e Recife; promotor vocacional durante sete anos; missionário popular em vários Estados por três anos; coordenador e pregador de cursos e retiros da Conferência dos Religiosos do Brasil-CRB; reitor do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida; superior de comunidade, reitor de igreja e conselheiro provincial; vigário e pároco em Aparecida. Atualmente, há 6 anos, trabalha no atendimento dos peregrinos no Santuário Nacional e durante três anos foi o responsável pela Novena de Nossa Senhora Aparecida na TV Aparecida.
Participe da missa neste domingo, às 19h30, na Matriz.