A Arquidiocese de Uberaba estará em festa neste domingo, 24, pela celebração dos 25 anos de vida sacerdotal de Monsenhor Valmir Aparecido Ribeiro (foto). Três celebrações eucarísticas em ação de graças marcam a data: A primeira, no domingo, 24, na Catedral Metropolitana, onde monsenhor Valmir responde como pároco deste outubro do ano passado, às 11h; às 19h00, na Paróquia de Santa Teresinha, onde trabalhou por 12 anos, antes de assumir a Paróquia do Santíssimo Sacramento Apresentando pelo Patrocínio de Maria, em Sacramento, no final de 2008. E, na terça-feira, 26, o dia de sua ordenação e de Pe. Alécio Donizete Freire, missa às 7h30, no Mosteiro da Glória.
Natural de Alfenas – MG, monsenhor Valmir Ribeiro, 53 anos, iniciou sua caminhada presbiteral em Aparecida (SP), onde fez Filosofia. Em Uberaba, cursou Teologia e depois fora ordenado sacerdote pela imposição das mãos de dom Benedito Ulhoa Vieira. Ordenado, assumiu como pároco de Nossa Senhora do Carmo, na cidade do Prata, onde permaneceu por 7 anos e meio, até ser transferido para a Paróquia de Santa Terezinha, em Uberaba, por 12 anos. No final de 2008, assumiu a matriz de Sacramento, retornando a Uberaba em 2013, onde, primeiro assumiu a Reitoria do Seminário São José, depois a Paróquia do Rosário e, por fim, a Área Pastoral Santa Edwiges até a sua elevação a paróquia, em setembro último, e, no mês de outubro, tomou posse como pároco da Catedral Metropolitana.
Na sua caminhada, monsenhor Valmir atuou também como ecônomo da Arquidiocese de Uberaba durante seis anos, professor do seminário e membro do Colégio de Consultores e Conselho de Presbíteros e desde 2013 coordena a Pastoral Arquidiocesana de Comunicação, tendo impulsionado a Rádio Metropolitana, dado cara nova ao site e modernidade e riqueza de conteúdo ao Jornal Metropolitano.
(Fonte: Arquidiocese de Uberaba/Redação/adap. ET)